Neste sábado (3), dia dedicado ao rap no Palco Sunset do Rock in Rio, a música indígena será ouvida na Cidade do Rock pela primeira vez. É que o rapper Xamã recebe como convidados em seu show o quarteto Brô MC’s, que irá levar as bandeiras dos povos originários para o festival.
+ Alô, Cobra Coral: primeiro fim de semana de Rock in Rio pode ter temporal
Pioneiro da cena do rap indígena nacional, que só vem ganhando força nos últimos anos, o grupo formado por Bruno Vn, CH, Tio Creb e Kelvin Mbaretê surgiu 2009. Eles vivem nas aldeias Bororo e Jaguapiru, no município de Dourados, em Mato Grosso do Sul, a 235 quilômetros de Campo Grande.
A região é conhecida pela pressão que os fazendeiros exercem sobre os indígenas. A realidade violenta e identificação com a realidade contada nos raps os inspirou a começar a rimas também. Com músicas cantadas em guarani e em português, eles celebram sua ancestralidade e denunciam as condições precárias a que os povos originários são submetidos.
+ Camisetas, chaveiros e os souvenirs mais legais do Rock in Rio
Trechos de rezas de rituais sagrados indígenas também são citados nas composições do quarteto. O grupo possui um EP, Rap Indígena (2020), e se prepara para lançar seu novo trabalho, o álbum Retomada, que se refere à recuperação de terras ancestrais por parte dos povos indígenas.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui