Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), nasceu no dia 31 de outubro. Para relembrar a data, o Instituto Moreira Salles organiza, desde 2011, o Dia D – Dia Drummond, como forma de incorporá-lo ao calendário cultural do país.
Em sua quarta edição, o evento, de abrangência nacional, exibirá o filme Vida e Verso de Carlos Drummond de Andrade, produzido pelo IMS, com roteiro e direção de Eucanaã Ferraz e fotografia de Walter Carvalho.
Baseado na leitura criada para o palco do IMS/Rio em 2013, o filme reúne quatro importantes escritores contemporâneos: Joca Reiners Terron, Antonio Cicero, Alberto Martins e Afonso Henriques Neto. O primeiro faz as vezes de narrador, contando fatos marcantes da vida de Drummond, enquanto os outros pontuam a cronologia com leituras de poemas, trechos de cartas, diários, crônicas e ensaios críticos. Do nascimento à morte, Drummond aparece no filme de corpo e alma, com humor, ironia, emoção. Enfim, um gênio de muitas faces — mineiro, brasileiro, universal, moderno, eterno.
PROGRAMAÇÃO
Sexta (31), 20h
- Exibição no cinema de Vida e Verso de Carlos Drummond de Andrade, com roteiro e direção de Eucanaã Ferraz, fotografia de Walter Carvalho e participação dos escritores Joca Reiners Terron, Antonio Cicero, Alberto Martins e Afonso Henriques Neto. Entrada franca. Senhas serão distribuídas antes da sessão. Lugares limitados.
PROGRAMAÇÃO PARCEIROS
Casa da Leitura/BN/MINC
Rua Pereira da Silva, 86. Telefone: 2557-7437. Entrada gratuita.
27 de outubro, às 19h.
- Cine-Literatura apresenta no projeto Drummond – Dia D: “Vida e Vwalter carvalhoerso de Carlos Drummond de Andrade”. Direção e Roteiro de Eucanaã Ferraz
29 de outubro, às 19h
Sala Clarice Lispector
- Drummond – Sarau cênico de poemas e crônicas do escritor Carlos Drummond de Andrade. Concepção de Delson Antunes, com a participação de dez atores.