Saudades do Carnaval, minha filha? A folia continua no CCBB
A Feira das Yabás, evento tradicional de Oswaldo Cruz, aporta na área externa do espaço cultural com roda de samba, cortejo do Boitatá e gastronomia suburbana

Os órfãos do Carnaval vão poder matar um pouco a saudade da folia. Neste sábado (22), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe em sua área externa a tradicional Feira das Yabás, que terá roda de samba com convidadas como Tia Surica e Marina Iris e cortejo do Cordão do Boitatá.
Nascido em Oswaldo Cruz, o evento traz matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais do bairro — uma das mecas do samba carioca e berço do evento —, as yabás que dão nome à feira, vendendo em suas barracas receitas da gastronomia preta carioca suburbana, como feijoada, angu à baiana, frango com quiabo, tripa lombeira e macarrão com carne assada, entre outras.
+ Fenômeno da geração Z, grupo de K-pop NTX leva turnê para o Circo Voador
A programação, gratuita, começa com o som do DJ Café e, em seguida, traz uma roda de conversa com a escritora Conceição Evaristo, com mediação da jornalista Bia Aparecida. Logo depois, Marquinhos de Oswaldo Cruz, criador da feira, comanda sua roda de samba, em quatro apresentações com intervalos.
Ele recebe as convidadas Tia Surica, Marina Iris, Maryzelia e Cassiana Pérola Negra (filha da mítica partideira Jovelina Pérola Negra), além do Cordão do Boitatá, que encerra o evento com seu cortejo.
Programação completa:
13h: DJ Café
14h: Roda de conversa com a escritora Conceição Evaristo, com mediação da jornalista Bia Aparecida
14h50: Marquinho de Oswaldo Cruz e banda
15h40: Marina Iris
16h: DJ Café
16h20: Marquinho de Oswaldo Cruz e banda
16h50: Maryzelia
17h10: Cassiana Pérola Negra
17h30: DJ Café
17h50: Marquinho de Oswaldo Cruz e banda
18h05: Tia Surica
18h30: Marquinho de Oswaldo Cruz e banda
19h: Cortejo do Cordão do Boitatá
20h: Encerramento
Praça da Pira (área externa do CCBB), Centro. Sáb. (22), 14h/22h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui