Com os ensaios das escolas de samba a todo vapor, o Carnaval dá as caras também na programação cultural. Neste fim de semana, a Central do Brasil recebe a partir de sábado (9) a segunda etapa da exposição Corpo Popular, do carnavalesco Leandro Vieira, à frente da Imperatriz Leopoldinense. Um trem parado na plataforma 13 foi transformado em galeria e estará aberto ao público por seis sábados entre dezembro e janeiro.
Com curadoria de Daniela Name, a mostra debate a construção artística de fantasias nos dez desfiles criados por Vieira para o Carnaval carioca, jogando luz sobre quem as faz (na Central) e quem as veste (no Paço Imperial, onde foi inaugurada a primeira etapa da exibição, na semana passada), por meio de croquis, fotos, projetos e instalações. A entrada custa o valor de uma passagem de trem: de 5 a 7,4 reais.
+ Theatro Municipal encerra temporada 2023 com sessões do balé O Corsário
Já a Biblioteca Parque (Avenida Pres. Vargas, 1261, Centro) recebe a última edição do projeto Parque de Ideias, idealizado por Marcio Debellian, na próxima semana, entre segunda (11) e sexta (15), também em clima de folia. Uma das atrações é a oficina Mestre-Sala e Porta-Bandeira, com Lucinha Nobre e Matheus André, da Unidos da Tijuca, que acontece nos dias 11, 12, 14 e 15.
A outra dentro do tema é a palestra Encruzilhadas Carnavalescas: Narrativas e Processos Criativos, onde Gabriel Haddad e Leonardo Bora, carnavalescos da Grande Rio, contam sobre os bastidores de suas criações, inspirações e trajetórias, nesta terça (12), às 10h30.
A dupla estreou no Grupo Especial em 2020, trazendo o vice-campeonato para a escola. No Carnaval seguinte, o enredo Fala Majeté! Sete Chaves de Exu foi o grande campeão e também o primeiro título da história da Tricolor de Caxias.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui