Continua após publicidade

Carnaval tem blocos que agradam aos diferentes estilos de foliões

Desde os mais tradicionais aos que atendem a quem prefere outros ritmos, há blocos para todos os gostos no Carnaval de rua do Rio

Por Redação VEJA RIO
Atualizado em 2 jun 2017, 12h46 - Publicado em 6 fev 2015, 20h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Carnaval de rua do Rio é uma festa bem democrática, em que pessoas de diferentes lugares e com os mais variados gostos se encontram para festejar juntas atrás das centenas de blocos que se espalham pela a cidade. Só este ano, a Riotur autorizou o desfile de 456 agremiações e, entre elas, há opções para agradar aos mais diferentes tipos de foliões. A variedade atende desde os fãs de blocos mais tradicionais ao público que prefere a mistura de novos ritmos à festa. É possível encontrar blocos para quem quer curtir em família ou para quem espera aproveitar a folia para conhecer um novo amor. Até os hobbys têm vez, com opções para cinéfilos e amantes de videogames.

    + Confira a programação dos blocos de rua do Rio

    Confira abaixo algumas sugestões de blocos para quem…

    …GOSTA DOS BLOCOS TRADICIONAIS

     

    Cordão da Bola Preta: Fundado em 1918, é um dos mais tradicionais blocos da cidade e chega a arrastar até 2 milhões de pessoas pelas ruas do Centro.

    Simpatia é Quase Amor: O bloco, que comemora este ano 30 anos de sua fundação, desfila pela orla de Ipanema com samba Chegou o Simpatia É Quase Amor. O público esperado é chega a 150 mil foliões.

    Continua após a publicidade

    Escravos da Mauá: O bloco participa do Carnaval há mais de 20 anos com o objetivo de resgatar e valorizar a memória do local onde desembarcavam os escravos na região portuária da cidade. O ponto alto dos desfiles é a presença de dezenas de pernas de pau.

    Carmelitas: O tradicional bloco de Santa Teresa vai à rua duas vezes no Carnaval: na sexta-feira e na terça. Os desfiles são feitos em sentidos opostos, representando os percursos que as freiras fazem para fugir do convento e para voltar, após cair na folia durante os dias de festa.

    Continua após a publicidade

    Suvaco de Cristo: Criado em 1985 por um grupo de amigos, o bloco cresceu e virou um dos mais famosos da Zona Sul. Já teve sambas assinados por Lenine, Nanico, Chacal, Janjão, Gallotti, entre outros.

    + Marcas cariocas criam fantasias para o Carnaval

    … FAZ A LINHA ALTERNATIVA

    Bloco pra Iaiá
    Bloco pra Iaiá ()

    Bloco pra Iaiá: O bloco, que fez sua estreia no último Carnaval com repertório composto exclusivamente por músicas do grupo Los Hermanos, agradou os saudosos fãs da banda e volta este ano.

    Continua após a publicidade

    Super Mário Bloco: Desde 2012, o bloco vai às ruas de Santa Teresa tocando músicas dos jogos de videogame em ritmo de Carnaval.

    + Confira o calendário de ensaios técnicos gratuitos na Sapucaí

    … VAI COM TODA A FAMÍLIA

    Largo do Machadinho, Mas Não Largo do Suquinho
    Continua após a publicidade

    Largo do Machadinho, Mas Não Largo do Suquinho

    Gigantes da Lira: O bloco infantil mais tradicional da cidade reúne famílias inteiras que se divertem ao som das marchinhas em Laranjeiras. O público esperado é de 7 mil pessoas.

    Largo do Machadinho, mas não Largo do Suquinho: a versão infantil do bloco Largo do Machado, mas não Largo do Copo, anima os pequenos foliões.

    Continua após a publicidade

    Sá Pereira Infantil: Desde 1982, o bloco infantil leva as crianças às ruas do bairro de Botafogo.

    Bloco da Pracinha: Em seu nono ano, o bloco promove a folia infantil no Jardim Botânico com o grupo Circo Macaco Prego.

    Mini Bloco: O bloco infantil da Pracinha Xavier de Britto, na Tijuca, anima a criançada para entrar no clima da folia.

    + As fantasias de Carnaval mais procuradas no Saara

    … É DA TURMA GAY

    Bloco da Preta

    Bloco da Preta

    Bloco da Preta: A cantora Preta Gil vai às ruas com seu trio para animar os fãs (a maioria composta pelo público LGBT) às vésperas do Carnaval. O bloco sai desde 2010 e, este ano, deve reunir cerca de 400 mil pessoas.

    Toco-Xona: O bloco comandado só por meninas sai desde o carnaval de 2005, reunindo um público animado e colorido em Botafogo. Este ano, o samba homenageará os Anos 90.

    Banda de Ipanema: Um dos mais tradicionais blocos do Rio, a banda, que desfila desde 1965, arrasta um público diverso pela orla de Ipanema.

    + Preta Gil vai promover maior o beijo coletivo da história no Carnaval

    … É FÃ DE CINEMA

    Me Beija que Sou Cineasta

    Me Beija que Sou Cineasta

    Me Beija Que Sou Cineasta: Fundado em 2006 por cineastas e artistas pernambucanos, entre eles o cantor Otto, o bloco anima a Quarta-Feira de Cinzas na Gávea com a presença de famosos.

    Cinebloco: O bloco anima os foliões em clima de fanfarra tocando músicas tema de grandes sucessos do cinema.

    Quero Exibir meu Longa: Segundo os próprios organizadores, este é um “bloco carnavalesco de foliões cinéfilos e beberrões que se juntaram para exibir o longa no Carnaval”.

    + Concurso de Folião Original dará prêmios durante o carnaval

    … GOSTA DE TRIBUTOS

    Toca Rauuul

    Toca Rauuul

    Exalta Rei!: Fundado em 2008, o bloco sai ao som de inusitados arranjos para os maiores sucessos de Roberto Carlos e já teve a honra de ser saudado pelo próprio cantor durante um desfile pelas ruas da Urca.

    Toca Rauuul: Os quinze componentes fazem releituras das músicas de Raul Seixas em diversos ritmos carnavalescos. O repertório atravessa todas as fases da carreira do cantor e a apresentação conta ainda com figurinos, cenografia, bonecos e efeitos visuais.

    Sargento Pimenta: O bloco, que estreou nas ruas no Carnaval de 2011, mistura o som dos Beatles com os variados ritmos brasileiros, animando os fãs com grandes sucessos da banda.

    Mulheres de Chico: Criado em 2006 por um grupo de amigas que queriam tocar as músicas de Chico Buarque, hoje, as batuqueiras já animam cerca de 40 mil foliões a cada Carnaval.

    Thriller Elétrico: O Rei do Pop inspira o bloco, que traz o repertório do ídolo em ritmos brasileiros. Entre os sucessos, estão hits como Billie Jean, Thriller, e They Don?t Really Care About Us, que ganham versões de samba, funk, marchinha, entre outros ritmos.

    Mulheres de Zeca: O bloco é uma homenagem a Zeca Pagodinho, uma das figuras mais emblemáticas do samba carioca, e faz sua estreia no Carnaval em Madureira.

    Brasília Amarela: O bloco homenageia o grupo Mamonas Assassinas, com os sucessos da banda executados em samba-enredo, marchinha, frevo, ijexá, funk’n lata, entre outros ritmos.

    + Táxis do Rio ficam mais caros durante o Carnaval

    … ESTÁ A FIM DE AZARAR (MUITO)

    Imaginô? Agora Amassa!

    Imaginô? Agora Amassa!

    Imaginô? Agora Amassa!: Com a expectativa de reunir 15 mil pessoas no bairro do Leblon, o bloco, criado em 2003, tem a paquera como ponto alto para os foliões no pré-carnaval.

    Areia: Formado por um grupo de amigos que jogavam vôlei de praia juntos, o bloco não demorou a cair no gosto dos jovens do Leblon, que aproveitam o desfile no domingo de Carnaval.

    A Rocha: Formado em 2003, o bloco anima a terça-feira de Carnaval com gente bonita em clima de paquera.

    Empolga às 9: O bloco desfila nas praias de Ipanema e Copacabana e costuma reunir cerca de 15 mil foliões em cada encontro.

    + Lanches práticos e saudáveis para o Carnaval

    … CURTE OUTROS RITMOS

    Rio Maracatu

    Rio Maracatu

    Rio Maracatu: O grupo surgiu em 1997, com a união de músicos pernambucanos e cariocas, com a intenção de resgatar e valorizar a cultura musical brasileira através de um intercâmbio com importantes mestres de Maracatu do Recife, transmitidos em cantos e danças tradicionais do país.

    Chora, me Liga: Comandado pela dupla João Lucas & Matheus, o bloco sertanejo anima o público amante do ritmo em São Conrado.

    Fica Comigo: O bloco com repertório exclusivamente dedicado aos pagodes antigos toca músicas dos grupos Raça Negra, Só Pra Contrariar, Katinguelê e outros.

    Bloco da Favorita: Dedicado aos sucessos do funk, o bloco anima os foliões que preferem dançar até o chão em São Conrado.

    Fogo e Paixão: O bloco brega leva alegria aos foliões ao som de ícones como Wando, Reginaldo Rossi, Rosana, Sidney Magal e outros artistas. O figurido deve seguir a mesma linha e ser o mais colorido e extravagante possível.

    New Kids on The Bloco: Dedicado à música pop, o bloco transforma grandes sucessos do mundo para o rimo de carnaval. No repertório, artistas como Jackson 5, Beatles, The Wanted e Justin Timberlake.

    + Hemorio lança campanha para doação de sangue no Carnaval

    … GOSTA SÓ DE HITS

    Bangalafumenga

    Bangalafumenga

    Monobloco: Consagrado por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba, o bloco está entre os grupos brasileiros que contabilizam mais apresentações durante o ano todo. O repertório eclético inclui sucessos de Alceu Valença, Luiz Gonzaga, Paralamas do Sucesso, Tim Maia, Jorge Ben e outros.

    Bangalafumenga: Fundado no verão de 1998 pelo músico Rodrigo Maranhão, o bloco anima os foliões com canções próprias, compositores da nova safra, além de clássicos da música brasileira, como Gilberto Gil, Lenine, Alceu Valença, entre outros.

    Bloco Brasil: O bloco propõe uma mistura cultural brasileira através da música e tem em seu repertório sucessos de artistas de diferentes ritmos.

    AfroReggae: Com repertório dançante, que vai desde os hits dos anos 80 aos hits atuais, o bloco do projeto de Vigário Geral toca músicas de Seu Jorge, Jorge Ben, Tim Maia, Ivete Sangalo, Ed Motta e outros, sempre no ritmo de carnaval.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.