Aberta ao público há 35 anos, a Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, terá parte da história de sua antiga proprietária contada em uma exposição imersiva, que será aberta à visitação a partir desta quarta (28). Obras de arte, mobiliários, louças e outros itens irão mostrar alguns dos momentos memoráveis vividos por Laura Alvim e sua família.
+ Artistas transformam Ladeira da Glória em galeria de arte a céu aberto
O projeto 35 Anos de Laura apresenta ao público, pela primeira vez, peças originais, que foram catalogadas: obras de arte, mobiliários, louças e outros itens. Também foram digitalizados mais de 1500 itens, como fotografias e materiais culturais, e organizados 720 objetos, como candelabros, cristaleiras, mesas e cadeiras. O acervo cultural e museológico passará a fazer parte da casa em um espaço permanente, o Memorial Laura Alvim.
Os visitantes poderão ver o pequeno palco, com cadeiras refletidas, que resgata a memória dos encontros que Laura Alvim promovia com grandes nomes da arte e da cultura, entre eles Fernanda Montenegro, Bibi Ferreira, Darcy Ribeiro e Tônia Carrero.
+ Museu de Arte do Rio exibe avião executivo em tamanho real em nova mostra
Já a sala de jantar conta com imagens de documentos, fotos e objetos históricos da família, e um time-lapse de 24 horas da vista da Praia de Ipanema, gravado da varanda de onde Laura contemplava o mar. Será exibido um autorretrato inédito da anfitriã e o público poderá ouvir trechos dos poemas que ela enviou ao pai.
+ Com Viola Davis, A Mulher Rei é uma das grandes estreias da semana no cinema
Na varanda, acontecerão apresentações de músicos, tocando sax, violino e outros instrumentos. Além da mostra, haverá oficinas teatrais para crianças e adolescentes de instituições públicas e um estúdio musical onde será gravada parte da programação da nova rádio web, a rádio Laura (https://www.radiolaura.com). Por sinal, o público poderá usufruir do estúdio uma vez por mês, para produzir seus próprios materiais de áudio.
+ Já conhece a Trilha das Árvores Gigantes, novidade no Jardim Botânico?
Filha do médico Álvaro Alvim, pioneiro no uso de raios-X no Brasil, e neta de Angelo Agostini, precursor da caricatura nacional, Laura queria ser atriz, mas nunca atuou profissionalmente. Com a morte dos pais, dedicou-se a transformar a sua casa em um espaço cultural. Em 1983, doou a propriedade ao Estado para que seu sonho se concretizasse. A casa de cultura foi inaugurada dois anos depois.
+ Em comemoração aos 50 anos de carreira, Alcione fará shows gratuitos no Rio
O projeto 35 Anos de Laura foi idealizado pela produtora Constelar e é uma parceria entre a Funarj e a empresa de energia Prio.
Casa de Cultura Laura Alvim. Av. Vieira Souto, 176, Ipanema. Diariamente, 13h/20h. Grátis (é preciso retirar senha no local ou pelo https://www.sympla.com.br). Até 13 de novembro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui