Continua após publicidade

Casa França-Brasil abre mostra de fotos premiadas da World Press Photo

Com entrada gratuita, exposição traz imagens de 17 fotógrafos que retratam a resiliência e os desafios de mulheres de todo o mundo

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 nov 2022, 13h28 - Publicado em 10 nov 2022, 13h25
Foto mostra iranianas torcendo em estádio para time de futebol
Crying for Freedom: mulheres iranianas desafiam as normas e torcem para time de futebol em estádio (Forough Alaei/Divulgação)
Continua após publicidade

Após passar pelo Instituto Artium, em São Paulo, a exposição Resiliência – Histórias de Mulheres que Inspiram Mudanças chega ao Rio com uma seleção de fotografias premiadas nos concursos da World Press Photo de 2020 a 2021. Em cartaz a partir desta sexta (11) na Casa França-Brasil, a mostra traz registros de 17 fotógrafos, de 13 nacionalidades, que mostram a força e os desafios de mulheres e comunidades de todo o mundo. São histórias que tocam assuntos como sexismo, direitos reprodutivos e violência e igualdade de gênero. 

+ Festival Zona Preta estreia com baile charme, festas, DJs e feijoada

Entre os destaques da exposição, está a fotografia Crying for Freedom, da iraniana Forough Alaei, que documentou torcedoras que se disfarçaram de homens para entrar em estádios de futubol de seu país, correndo o risco de serem presas. Já Finding Freedom in the Water, da fotógrafa Anna Boyiazis, retrata alunas da Escola Primária Kijini que aprendem a nadar e fazer salvamentos em Zanzibar, no Oceano Índico, mesmo sendo tradicionalmente desencorajadas, muito devido à falta de roupas de banho mais recatadas.

Foto mostra meninas aprendendo a nadar com toucas e roupas de banho amarelas. Elas boiam enquanto seguram um galão de água no peito
Finding Freedom in the Water: meninas aprendem a nadar no Arquipélago de Zanzibar (Anna Boyiazis/Divulgação)
Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

As narrativas das premiadas imagens revelam como as questões de gênero evoluíram nas últimas décadas, além do avanço do fotojornalismo na forma de retratar as mulheres e suas histórias. Feita em parceria com a Fundação The World Press Photo e o Reino dos Países Baixos, exposição ainda traz fotografias de Finbarr O’Reilly, Maika Elan, Catalina Martin-Chico, Pablo Tosco, Olivia Harris, Terrell Groggins, Jonathan Bachman, Heba Khamis, Daniel Berehulak, Robin Hammond, Diana Markosian, Jan Grarup, Magnus Wennman, Irina Werning, and Fulvio Bugani.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro.  (21) 2332-5275. Ter. a sáb., 10h/17h. Até 30 de novembro. Grátis.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.