Após passar pelo Instituto Artium, em São Paulo, a exposição Resiliência – Histórias de Mulheres que Inspiram Mudanças chega ao Rio com uma seleção de fotografias premiadas nos concursos da World Press Photo de 2020 a 2021. Em cartaz a partir desta sexta (11) na Casa França-Brasil, a mostra traz registros de 17 fotógrafos, de 13 nacionalidades, que mostram a força e os desafios de mulheres e comunidades de todo o mundo. São histórias que tocam assuntos como sexismo, direitos reprodutivos e violência e igualdade de gênero.
+ Festival Zona Preta estreia com baile charme, festas, DJs e feijoada
Entre os destaques da exposição, está a fotografia Crying for Freedom, da iraniana Forough Alaei, que documentou torcedoras que se disfarçaram de homens para entrar em estádios de futubol de seu país, correndo o risco de serem presas. Já Finding Freedom in the Water, da fotógrafa Anna Boyiazis, retrata alunas da Escola Primária Kijini que aprendem a nadar e fazer salvamentos em Zanzibar, no Oceano Índico, mesmo sendo tradicionalmente desencorajadas, muito devido à falta de roupas de banho mais recatadas.
As narrativas das premiadas imagens revelam como as questões de gênero evoluíram nas últimas décadas, além do avanço do fotojornalismo na forma de retratar as mulheres e suas histórias. Feita em parceria com a Fundação The World Press Photo e o Reino dos Países Baixos, exposição ainda traz fotografias de Finbarr O’Reilly, Maika Elan, Catalina Martin-Chico, Pablo Tosco, Olivia Harris, Terrell Groggins, Jonathan Bachman, Heba Khamis, Daniel Berehulak, Robin Hammond, Diana Markosian, Jan Grarup, Magnus Wennman, Irina Werning, and Fulvio Bugani.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro. (21) 2332-5275. Ter. a sáb., 10h/17h. Até 30 de novembro. Grátis.