Casa de Martinho da Vila em Duas Barras abre para visitação. Veja fotos!
Fazenda centenária onde os pais do sambista foram lavradores e onde ele nasceu abriga instituto que preserva a memória e o legado do grande sambista

Martinho da Vila nasceu em Duas Barras, na Região Serrana do Rio, mas veio para a capital com apenas quatro anos. Depois que seu primeiro disco estourou, em 1969, quando o sambista tinha 30 anos, ele foi convidado a receber uma homenagem na cidade, que tem pouco mais de 10 000 habitantes.
Ao chegar lá, descobriu que o lugar onde seus pais tinham trabalhado como lavradores e onde ele havia nascido estava à venda. Resultado: comprou a propriedade, a Fazenda Cedro Grande. No espaço, desde 2004 funciona o Instituto Cultural Martinho da Vila (ICMV), que abrirá para visitação do público no dia 13 de fevereiro.
+ Grátis! Circuito artístico na Bhering, Simas no Al Farabi e mais programas
Para marcar a novidade, no dia 12 de fevereiro, aniversário de 87 anos do cantor e compositor, haverá um evento para convidados no local. O instituto é dedicado à preservação da memória e do legado de Martinho, um dos maiores nomes do samba.
Lá, é possível, por exemplo, visitar o quarto onde esse grande artista nasceu, pelas mãos de uma parteira. Além da sede, a propriedade centenária conta com um teatro com 170 lugares, com dois camarins, e quatro quiosques, que foram construídos para o ICMV.

O lugar tem como presidente Cléo Ferreira, casada com Martinho desde 1993, que pontua que o instituto é muito mais do que um espaço de memória. “Ele é um presente para Duas Barras e para toda a região serrana do Norte Fluminense”, frisa ela.
“Aqui, celebramos a história de Martinho, além de ser uma ponte para entender o presente e lançar luz sobre o futuro. Precisamos revisitar a importância do passado“, continua Cleo. “Doei meu bem mais precioso para o ICMV”, resume Martinho. “Sejam bem-vindos”, diz ele.
+ Os blocos e ensaios de Carnaval do primeiro fim de semana de fevereiro

Fundado em 2003, o instituto até antes da pandemia oferecia oficinas de música, como violão, cavaquinho e percussão, além de atividades como teatro, artesanato e dança de salão para a terceira idade, além de um curso de alfabetização para adultos. Agora, aberto à visitação, entra em uma nova fase.
O local estará aberto ao público às quartas, sextas e sábados, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com visitação mediante agendamento prévio pelo celular: (21) 98607-9307. A entrada custa 20 reais, com meia para os casos previstos por lei e ingresso grátis para professores, alunos da rede pública e moradores de Duas Barras (mediante comprovante de residência).

+ Roteiro do riso tem Hermanoteu na Barra, Renato Albani e Suzy Brazil
Duas Barras fica a cerca de 180 quilômetros do Rio de Janeiro, próxima a municípios como Bom Jardim e Nova Friburgo. No século XIX, se desenvolveu durante o ciclo do café, cujo cultivo dominava a região e até hoje tem grande força na cidade.
Além do ilustre cidadão bibarrense Martinho da Vila, que possui até estátua dedicada a ele no lugar, outra figura famosa que possui uma fazenda em Duas Barras é o cantor americano Lenny Kravitz.
Instituto Cultural Martinho da Vila. Rodovia RJ-144, Duas Barras (RJ). Qua., sex. e sáb., 9h/12h e 14h/17h (com agendamento prévio pelo celular: (21) 98607-9307). R$ 10,00 (meia-entrada) a R$ 20,00. Grátis para professores, alunos da rede pública e moradores de Duas Barras (mediante comprovante de residência).
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui