Recém-aberta, Casa Pacheco Leão abriga a exposição Rota do Chá
Com curadoria de Alexandre Murucci, exposição traça a história da bebida desde as origens até sua disseminação

Um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, o Jardim Botânico do Rio abriu as portas de mais um espaço cultural com entrada gratuita. Instalada em um dos prédios históricos da instituição, reformado em 2024, a Casa Pacheco Leão apresenta Rota do Chá — Botânica, Cultura e Tradição.
Com curadoria de Alexandre Murucci, a nova exposição faz parte das ações que comemoram os cinquenta anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a China, e traça a história do chá desde as origens até sua disseminação por todo o mundo, destacando os rituais, as artes e a evolução social ligados ao seu consumo e à sua produção.
O Jardim Botânico, aliás, foi o primeiro lugar no Brasil onde o cultivo da planta do chá foi introduzido. Os visitantes podem fazer uma imersão cultural ao longo da mostra, além de aproveitar as demais atividades da programação da casa, incluindo apresentações musicais, palestras e workshops.
Casa Pacheco Leão. Rua Jardim Botânico, 1008. Qui. a ter., 10h/17h. Grátis. Ingressos pelo https://www.jbrj.eleventickets.com. Até agosto de 2025.