CCBB tem homenagem a Lélia Gonzalez e Museu do Amanhã convida a refletir
Eventos gratuitos incluem conversa com Sueli Carneiro e Conceição Evaristo, com o nigeriano Báyò Akómoláfé e com Luiz Antonio Simas e Helena Theodoro

Para celebrar os 90 anos de nascimento da pensadora e ativista Lélia Gonzalez (1935-1994), referência da luta antirracista e do feminismo negro no mundo, o Projeto Memória traz ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) o Seminário Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas, com dois dias de conversa, além de uma mostra educativa, em cartaz até abril.
Nesta segunda (3), acontece a abertura da exposição, às 18h, seguida da exibição de um vídeo, do bate-papo A Influência de Lélia Gonzalez na Luta Antirracista e Antissexista, com Fátima Lima, Jurema Batista, Elizabeth Viana e Patrícia Marins, às 19h20, e uma apresentação cultural, às 21h30.
+ Semana do Cinema terá ingressos a partir de 10 reais para todos os filmes
Nesta terça (4), além de visitação à mostra e exibição do vídeo, a partir das 18h, acontece o painel O Pensamento Decolonial de Lélia Gonzalez e Sua Contribuição Para a Educação, com Melina de Lima, Sueli Carneiro e Conceição Evaristo, às 19h20, seguido de apresentação cultural, às 21h30.
O Museu do Amanhã, por sua vez, também realiza duas conversas sobre temas importantes da atualidade. Nesta quarta (5), às 10h, o escritor, filósofo e ativista nigeriano Báyò Akómoláfé é o convidado do projeto Vivências do Tempo, e participa de bate-papo com o curador do Museu, Fabio Scarano, em uma reflexão sobre o mundo em que vivemos e o que desejamos viver coletivamente.
Já no dia 11 de fevereiro, às 16h, a doutora em filosofia Helena Theodoro e o mestre em história Luiz Antonio Simas participam do debate Inteligências e Utopias, que integra a programação dos Encontros Para o Amanhã. Eles falam das festas e das manifestações populares, a exemplo do Carnaval, como meio para materialização dos sonhos coletivos.
CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Seg. (3) e ter. (4), 18h/22h. Grátis. Ingressos disponíveis às 9h do dia do debate pelo site do CCBB ou na recepção. Visitação da mostra: Qua. a seg., 9h/20h. Grátis. Até 7 de abril. Museu do Amanhã. Praça Mauá, 1, Centro. Qua. (5), 10h. 11 de fevereiro, 16h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui