O Centro Cultural Banco do Brasil vai voltar a receber o público presencialmente nesta sexta (9). O espaço funciona todos os dias, exceto terças, das 12h às 18h.
A única exposição aberta para visitação no momento é Linhas da Vida, da japonesa Chiharu Shiota. A mostra fica até o dia 19 de abril.
+ Grupo Corpo comemora 46 anos com exibições de espetáculos no streaming
Para o dia 14 de abril, está prevista a abertura da coletiva 1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na Coleção Andrea e José Olympio Pereira, com obras de Adriana Varejão, Ernesto Neto, Jorge Guinle, Leonilson, Mira Schendel e Nuno Ramos, entre outros.
O decreto da prefeitura sobre atividades não-essenciais permite o funcionamento de equipamentos culturais entre 12h e 21h.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
O CCBB, embora não cobre ingressos, pede que os visitantes agendem o horário da visita pelo site Eventim. No site da instituição, é possível fazer tours virtuais pelas exposições Egito Antigo, Ivan Serpa, Alphonse Mucha, Abraham Palatnik e Chiharu Shiota.
O Centro Cultural Correios também foi reaberto. Por lá, é possível visitar as mostras Catarsis, da norueguesa radicada no Rio Cathrine Crawfurd, Sopro(s), individual de Cota Azevedo, e Liberdade, de Carla Carvalhosa.
O Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio (MAR) e MAM Rio decidiram, em conjunto, prorrogar o fechamento de seus prédios, mesmo autorizados pela prefeitura a reabrir. Uma nota assinada pelos diretores dos três equipamentos reafirma o compromisso com a ciência.
+ Covid: casos e mortes sobem no Rio, mesmo com superferiado
“Lamentamos que o Brasil tenha chegado ao triste recorde de mais de quatro mil mortos num só dia nesta primeira semana de abril, o pior momento da pandemia do coronavírus no país. Com os números de internações e mortes ainda em alta, os três equipamentos decidiram continuar fechados até o fim do mês. A depender do cenário e, de acordo com os dados atualizados e as diretrizes científicas, avaliaremos a possibilidade de reabertura em maio”.
O Instituto Moreira Salles, na Gávea, também segue fechado e não tem previsão de reabrir.
O Paço Imperial tem previsão de voltar a receber o público na próxima terça (13).
Equipamentos que pertencem ao Governo Federal, a exemplo do Museu Histórico Nacional e Museu Nacional de Belas Artes, seguem fechados desde março de 2020.