Dramaturga, escritora e fundadora do Tablado, escola de teatro pela qual passaram diversas gerações da arte carioca, Maria Clara Machado ganhará uma série de homenagens a partir deste sábado (3), data do centenário da artista.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Será lançado o site do documentário O Tablado e Maria Clara Machado, de Creuza Gravina, ainda inédito no circuito comercial. A página vai reunir imagens de arquivo da vida da dramaturga e trechos especiais do filme. Pela web, o público vai poder conferir, por exemplo, Marieta Severo interpretando uma Bruxa Chefe, Malu Mader como a menina que voa com o vento, Claudia Abreu e Andréa Beltrão na ‘pele’ de fantasmas e outras homenagens.
+ Três podcasts para estimular a criatividade dos pequenos
Nas semanas seguintes serão realizadas lives sobre o legado de Maria Clara Machado e apresentações para crianças sobre a obra da dramaturga. São dela clássicos do teatro infantil como Pluft, O Fantasminha e o Cavalinho Azul.
+ Ovos de Páscoa com alta concentração de cacau são tendência
O longa de Creuza Gravina, será lançado após a pandemia, nos cinemas, em data a ser divulgada. O filme conta a história do Teatro Tablado e de Maria Clara Machado através de 62 depoimentos de ex-alunos da instituição e amigos da dramaturga, como Marieta Severo, Malu Mader, Cláudia Abreu, Marcelo Serrado, Lúcio Mauro Filho, Leandro Hassum e Andréa Beltrão.
+ Elis Regina é homenageada em nova montagem do projeto Grandes Músicos para Pequenos
A produção já foi exibida em mais de 15 festivais, incluindo a Première Brasil do Festival do Rio e o Festival de Rotterdam, na Holanda. Maria Clara machado morreu em 2001, aos 80 anos. O Teatro Tablado completa sete décadas em outubro deste ano.