Uma das grandes referências da arte urbana do Rio Grande do Sul, o artista Xadalu Tupã Jekupé abre sua primeira exposição individual em solo carioca nesta quinta (9). Cerca de 20 obras que marcaram sua trajetória ocupam o segundo piso da recém-inaugurada sede do Instituto Inclusartiz, instalada em um centenário casarão na Praça da Harmonia, na Gamboa.
+ Balé natalino volta aos palcos do Teatro Riachuelo Rio em curta temporada
A mostra Tekoa Xy ‘A terra de Tupã’, com curadoria de Aldones Nino, marca a reabertura do espaço, que já havia recebido o artista entre os meses de julho e agosto para uma residência artística.
Nascido na cidade de Alegrete (RS), Dione Martins da Luz – reconhecido no meio artístico como Xadalu – é descendente de indígenas Guarani e despontou em cena em 2004, quando começou a espalhar adesivos com o desenho de um índio sorrindo nas ruas de Porto Alegre.
+ Os shows da semana: Elba Ramalho, Planet Hemp, Luan Santana e muito mais
Por meio da arte urbana, o artista gaúcho traz as causas, a cultura e as narrativas de seu povo, abordando o tensionamento entre a cultura indígena e ocidental nas cidades. Nesta exposição gratuita, ele traz linguagens múltiplas, como pinturas, instalações e vídeos.
Centro Cultural Inclusartiz – Rua Sacadura Cabral, 333 – Gamboa. 9 de dezembro, 17h/21h. Até 22 de fevereiro de 2022. Sex., sáb. e dom., 11h às 18h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui