Um dos cinemas de rua mais antigos do Rio, o Cine Odeon, instalado na Cinelândia, reabrirá em março com novo nome e atividades diversificadas, que vão além da exibição de filmes. Fechado para obras de reparos desde junho do ano passado, o espaço voltará rebatizado de Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, parte do grupo que administra a rede Kinoplex, e contemplará também pré-estreias, palestras e cursos, como acontece em um centro cultural, e não necessariamente exibirá produções diariamente.
Fundada em 1926, a sala era administrada pelo Grupo Estação e abrigava eventos de alta projeção, a exemplo do Festival do Rio, mas foi devolvida ao proprietário depois que os locatários controlar a crise financeira que ameaçou fechar os cinemas do grupo.
Para a reformulação, o Kinoplex já deu início a negociações com instituções como a PUC-Rio e a Academia Brasileira de Cinema. Entre as mudanças mais visíveis, o ar condicionado será trocado, assim como os carpetes e o sistema de projeção digital do cinema.