Beco Verde
No sábado (13), será inaugurada mais uma etapa do Beco do Pantera, iniciativa da Tropa da Solidariedade, projeto idealizado pelo rapper Shackal. O local vem sendo revitalizado pelo projeto com murais de grafite, para se tornar um museu a céu aberto, a exemplo do Beco do Batman, de São Paulo. O nome faz referência ao personagem Pantera Negra, uma homenagem à importância da população negra na constituição da região central da cidade. No sábado, além da realização de novos murais, na etapa Beco Verde, acontecem apresentações gratuitas de BNegão, Shackal, Vandal RJ, Akira Presidente, SD9, Baixa Santo Sound System, Bebel do Gueto, Old Dirty Bacon, Slam das Minas, Mixtério, Quase Nada Gang, Bloco da Tropa e DJs Foguinho, Egil e Mohamed. E ainda atrações circenses, batalhas de rimas, recreação infantil, oficina de ioga, feira de artesanato e culinária com expositores locais, flash tattoo, rodas de conversa e e ação social com entrega de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Beco dos Carmelitas, 9, Lapa. Sáb. (13), 10h/22h. Grátis.
Memo — Música, Exibição e Memória
Idealizado por Lu Araújo, do Mimo Festival, o evento gira em torno da importância memória, oferecendo oficinas, rodas de memórias (conversa) e apresentações musicais gratuitas. Nos dois dias, o público poderá conferir a exposição Trote Violante, do artista recifense Lourival Cuquinha, que reflete sobre a liberdade, tanto a do indivíduo perante a sociedade como a da arte frente às instituições. O sábado (13) começa com a oficina Estandartes — Memória e Tradição, com Maristela Pessoa (10h às 13h). Em seguida, Lourival Cuquinha fala sobre Memória e Arte, Lugar de Encontros e Desencontros, com mediação de Mariana Várzea (14h30). Em seguida, Janaína Damaceno participa da roda Memória, Afrovisualidades e Futuros Possíveis, também mediada por Mariana Várzea. Priscila Tossan é a primeira atração musical, com o show A Beleza É Você, Menina (17h). A DJ Tata Ogan comanda o set Memória Afetiva da Música Brasileira. Ana de Oliveira e Sérgio Raz, apresentam o show Armorial (19h), com as participações de Marcos Suzano e Quarteto de Cordas. O domingo (14) começa com a oficina Corpo, Memória e Transcendência, com Priscila Lobianco (11h às 13h). Depois, a cantora Leila Maria leva seu espetáculo Ubuntu ao evento (15h). Dodô Azevedo participa da roda Memória Digital, Entre Apagamentos, Inovações e Combates, com medição de Mariana Várzea (16h). Já Chico Chico apresenta seu novo EP, Espelho (17h), e o Andrea Ernest Dias Quarteto mostra Uma Roda Para Moacir Santos.
Teatro Ruth de Souza. Parque Glória Maria (antigo Parque das Ruínas). Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Sáb. (13), 9h/19h. Dom. (14), 9h/19h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui