Festa religiosa mais importante do Brasil, o Círio de Nazaré, procissão católica que acontece anualmente no segundo domingo de outubro em Belém do Pará, inspirou o trabalho de diversos artesãos do estado. As obras agora viajam até o Rio para serem expostas na mostra Círio de Cores e Sabores, que abre neste sábado (2), no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB).
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
“Vamos apresentar a festividade sob a ótica da cultura do artesanato e da gastronomia, mostrando que ela vai muito além da religiosidade”, destaca Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará, responsável pela curadoria das peças.
Logo na entrada, o visitante passa por uma experiência sensorial: a instalação Mandingas do Veropa, apresenta os tradicionais “cheiros do Pará” com a mistura de ervas amazônicas para atrair bons fluidos.
MAR recebe 600 obras de arte para mostrar um Rio que não está nos livros de História
A gastronomia também estará representada em uma mesa cenográfica, com fotos do tradicional almoço do Círio, associado às várias tipologias do artesanato paraense – sousplats de fibra de tucumã de Santarém, pratos de cerâmica com grafismos marajoaras de Belém, panelas de cerâmica refratária de Bragança e porta guardanapo de miriti de Abaetetuba são alguns dos trabalhos manuais exibidos.
+ Após polêmica sobre censura, Centro de Arte Hélio Oiticica será reaberto – saiba quando
As peças poderão ser adquiridas e a negociação deverá ser feita diretamente com os artesãos, por meio da plataforma Amazônia Market. A retirada será no CRAB, ao final da mostra.
Crab. Praça Tiradentes, 69. Terça a sábado, 10h às 17h. Grátis. Até 30 de outubro.