Nascida em Campinho, Fernanda Montenegro volta à Zona Norte neste sábado (19) para apresentar a leitura dramatizada de Nelson Rodrigues Por Ele Mesmo no bairro vizinho, Madureira, na Arena Carioca Fernando Torres — batizada em honenagem ao ator com quem foi casada por 60 anos, até a morte dele, em 2008.
O espetáculo celebra os dez anos do espaço, inaugurado em dezembro de 2012 com a presença da atriz. A arena tem tem 1.372 metros quadrados, 330 lugares e 163 metros quadrados de palco. A grande dama do teatro brasileiro já apresentou o mesmo projeto por lá, em 2014.
+ No mês dos pais, AquaRio dá desconto de 50% no ingresso para famílias
O texto é baseado no livro de mesmo nome organizado por Sônia Rodrigues, filha de Nelson. Lançada em 2012, a publicação costura artigos, entrevistas e manifestações do dramaturgo, em que ele expõe seu pensamento a respeito de temas como política, futebol, jornalismo, cinema, literatura, casamento, amor, sexo e o teatro brasileiro.
No espetáculo, que tem adaptação da própria imortal da Academia Brasileira de Letras, ainda estão trechos de peças marcantes, como O Beijo no Asfalto, escrita especialmente para o Teatro dos Sete, que Fernanda integrava. A atriz também assina a direção, a pesquisa e a seleção musical.
A obra de Nelson marcou a carreira de Fernanda, e eles conviveram bastante durante a década de 60, quando ela atuou em algumas das mais importantes criações dele: a peça O Beijo no Asfalto, em 1961; as novelas A Morta Sem Espelho, versão para a TV da peça Vestido de Noiva, e Pouco Amor Não é Amor, escrita por ele sob o pseudônimo de Verônica Blake, ambas de 1963; e a adaptação cinematográfica de A Falecida, em 1964.
Para assistir à apresentação, é preciso levar 1kg de alimento não perecível e retirar o ingresso até uma hora antes do espetáculo. A entrada será por ordem de chegada.
Arena Fernando Torres. Rua Bernardino de Andrade, 200. Parque Madureira Mestre Monarco (Portão 4). Sáb. (19), 19h. 1kg de alimento (é preciso levar a doação e retirar o ingresso até uma hora antes da sessão).
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui