O Rio sediará a primeira edição do Favela Summit, evento criado para incentivar o empreendedorismo nas comunidades e conectar seus moradores a empresas relevantes. Marcado para 5 de novembro, a partir das 13h30, o encontro reunirá lideranças de projetos sociais, representantes de startups, empreendedores, entre outros, no Centro Cultural da Fundação Getulio Vargas (FGV), em Botafogo.
+ Centro, Glória e Catete, os principais redutos das rodas de samba no Rio
A programação terá três painéis sobre os desafios e oportunidades das favelas, tecnologia e mercado de trabalho. A ideia é gerar o debate sobre a inclusão das favelas no ecossistema de inovação e dar visibilidade a iniciativas já existentes nas comunidades, além de estabelecer metas para o futuro. Para se inscrever de forma gratuita no evento, basta acessar o site do projeto.
O Favela Summit tem se transformado um catalisador de oportunidades para moradores de comunidades, inspirado na história de seu cofundador, Pedro Berto. Nascido e criado na Vila Autódromo, ele estudou como bolsista na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) e atualmente é investidor e intraempreendedor.
Antes de criar a iniciativa, Pedro teve outra experiência em prol da comunidade. Durante a pandemia, em 2020, o administrador e seus irmãos Anna Raphaela e Clemilson Júnior se uniram para criar o “Favela Sem Corona”. O projeto realizou testes de Covid-19 em mais de 50.000 moradores da Rocinha, a maior favela do Rio, e fazia o mapeamento dos casos por região para evitar o contágio.
Após esse projeto, Pedro decidiu aproveitar um pouco da sua experiência pessoal para criar uma iniciativa que impulsionasse a população da favela, que muitas vezes sofre com a falta de oportunidades no mercado de trabalho.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui