Conceição Evaristo e Luiz Antonio Simas debatem a tradição das crônicas
Escritores participam de seminário on-line gratuito organizado pelo Museu de Arte do Rio, antecipando discussões de exposição prevista para setembro
Antecipando as discussões que trará na exposição Crônicas Cariocas, cuja inauguração está prevista para setembro, o Museu de Arte do Rio está transmitindo esta semana um seminário on-line sobre contações e fabulações das histórias cotidianas da cidade segundo o ponto de vista de autores de diferentes vivências e repertórios.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
A conferência, que terá transmissão ao vivo pelo canal do MAR no Youtube, contará com a participação dos curadores da mostra, a escritora mineira Conceição Evaristo, o professor e historiador carioca Luiz Antônio Simas e Marcelo Campos e Amanda Bonan, integrantes da equipe de curadoria da instituição.
A crônica surgiu na imprensa, século XIX, e desde sempre é um lugar no qual a literatura pode explorar seu interesse pelas “coisas miúdas”, os pormenores da rua, os detalhes das vidas anônimas. A ideia do MAR é ouvir as reflexões dos convidados sobre a potência da ficção como ferramenta transformadora da realidade.
+ Alunos da UFRJ se mobilizam contra possível fechamento da instituição
A primeira mesa do seminário, Escrevivências, foi realizada na manhã desta terça (11) e reuniu Conceição Evaristo, Marcelo Campos, a poeta Brenda Lima, o escritor e ativista Jessé Andarilho e Fernando Porto, educador do MAR. A mesa se debruçou sobre como a periferia carioca tem contado suas histórias a partir da experiência de circulação e trânsito na cidade. Confira o debate aqui:
+ Semana de Arte Moderna de 1922 é tema de debates on-line do Instituto Moreira Salles
Nesta quarta (12), os saberes populares, indígenas e trans ganham espaço na mesa Narrativas na Encruzilhada, que busca enfatizar a produção de sentido para além do projeto colonial, racista e heteropatriarcal que constitui as formas oficiais de narrar. Desejo, encantamento e fabulação instituem a encruzilhada ante a narrativa linear. A conversa contará com a presença de Luiz Antônio Simas, Amanda Bonan, a escritora Amara Moira, o cineasta Miguel Vera Mirim e Maria Rita Valentim, educadora do museu.
Os interessados devem efetuar inscrição pelo site.