0800! Concertos na Casa Museu Eva Klabin e mais programas gratuitos no Rio
Outros destaques são o festival Verão na Casa, na Casa Firjan; a despedida da exposição de Rosana Paulino, na Eva Klabin; e a Mostra do Filme Livre, no CCBB

Agenor de Oliveira e Paulão Sete Cordas
A dupla comanda uma roda com repertório de Noel Rosa e outros bambas no lançamento do livro Noel Rosa, Um Perfil Biográfico, de André Diniz.
Al-Farabi. Rua do Mercado, 34, Centro. Sáb. (11), 14h. Grátis.
Circuito Herança Africana IPN
Ele próprio localizado em um sítio arqueológico, o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN) voltou a oferecer passeios guiados que se debruçam sobre a história da chamada Pequena África, a partir da perspectiva social e cultural de africanos, indígenas e seus descendentes no Brasil. O passeio começa no Largo de São Francisco da Prainha e segue para a Pedra do Sal, o Mirante do Morro da Conceição, o Jardim Suspenso do Valongo, o Espaço Cultural Casa da Tia Ciata (externo), o Largo do Depósito, o Mercado Escravagista do Valongo, o Cais do Valongo, as Docas Pedro II (externo) e a região da Revolta da Vacina, terminando no Cemitério dos Pretos Novos/IPN.
Estátua da bailarina Mercedes Baptista. Largo de São Francisco da Prainha, altura da Rua Sacadura Cabral, 75, Saúde. Janeiro: Sáb., 9h. Qua., 14h. Grátis. Ingressos pelo Sympla.
+ Hits do verão, chuveirões voltam ao Circo Voador e à Fundição Progresso
Concertos de Eva
A série de apresentações abre nesta sexta (10), com o recital internacional De Mozart a Debussy — Clássicos Violinísticos, que reúne músicos da Austrália (ou radicados no país): os violinistas Andrew Liang, Jimmy Park e Victor Avila, com participação do premiado pianista Alex Zhang. No sábado (11), Zhang realiza o concerto Ecos de Inglaterra e Espanha ao lado do Delvinian Quartet, também australiano, formado por Darren Li e Selwood Hardaker (ambos no violino), Julian Kwok (viola) e Belvina Bai (violoncelo). O programa traz Alex Zhang interpretando a obra Sanlúcar de Barrameda, Op. 24, do espanhol Joaquín Turina. Depois, ele se junta ao quarteto para apresentar Quinteto para Piano e Quarteto de Cordas, Op. 84, do inglês Edward Elgar.
Casa Museu Eva Klabin. Avenida Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa. Sex. (10), 16h. Sáb. (11), 17h. Grátis. Os ingressos on-line estão esgotados, mas haverá fila de espera na hora.
O Fuxico
A feira realiza sua primeira edição do ano neste fim de semana, com expositores de gastronomia, moda, artesanato e decoração, além de oficinas e brincadeiras para o público infantil, e shows. No sábado (11), Phill & Guga apresentarão clássicos nacionais e internacionais, às 15h, seguidos por Cassiano, com repertório de pop, às 18h. Já no domingo (12), o grupo Harmonia de Carioca apresenta composições de grandes nomes da música em versão jazz, às 15h, e o D’forró, às 18h.
Praça Nossa Senhora da Paz, Ipanema. Sáb. (11) e dom. (12), 12h/20h. Grátis.
Gesto Indócil
Com curadoria de Fabrícia Jordão, a primeira individual de Cecilia Mori no Rio apresenta trabalhos de diferentes momentos de sua trajetória e decorrentes da pesquisa de pós-doutorado que a artista vem desenvolvendo na UFRJ. “Entre desenhos, objetos, videoperformances e instalações, Mori explora materiais que vão do nanquim e da tinta óleo a terra, borrachas automotivas, lacres e PVC térmico transparente”, descreve a curadora.
Centro de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68, Centro. Seg. a sáb., 10h/18h. Grátis. De 11 de janeiro a 8 de fevereiro. Grátis.
Mostra do Filme Livre (MFL)
Chega à 21ª edição o maior evento de filmes independentes do país. A programação conta com 170 títulos de vários lugares do Brasil (sendo 24 longas), de diferentes formatos, gêneros e durações, incluindo documentários, curtas-metragens, animações e filmes para crianças. Além disso, acontecem um curso de cinema independente, debate, rodada de negócios e premiação. Esta edição é é dedicada à memória do cineasta mineiro Sylvio Lanna (1944-2024), ícone do cinema marginal e diretor do clássico A Sagrada Família (1970). O Roberto Moura também será homenageado: no dia 18, ele apresenta seu longa Katharsys — Histórias dos Anos 80, que demorou mais de 30 anos para ser finalizado e foi o último longa de Grande Otelo. A sessão é seguida de debate.
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Cinemas II e II. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Até 27 de janeiro. Programação completa no site do CCBB. Grátis.
+ Peças com Andréa Beltrão, Lilia Cabral e Diogo Vilela entram em cartaz
Novas Raízes
Últimos dias para ver a mostra de Rosana Paulino, um dos grandes nomes da arte contemporânea brasileira hoje. Com curadoria de Lucas Albuquerque, a exposição, que celebra os 30 anos de carreira da artista, traz no térreo obras que pensam a relação entre a arquitetura e botânica, com desenhos, colagens e instalações. Já o segundo andar é dedicado a trabalhos que fazem uma reflexão sobre as vidas das mulheres negras ao longo da história do país. Com tecidos em voil, fitas, lentes, recortes e outros objetos, a artista propõe a preparação de um ambiente de descanso para todas as mulheres negras vítimas da história brasileira.
Casa Museu Eva Klabin. Avenida Epitácio Pessoa, 2.480, Lagoa. Qua. a dom., 14h/18h. Grátis. Até domingo (12).
Roda do Sambastião
O evento comemora os treze anos da roda, criada em 2012 por Marcelo Gimenez, o Paxú (cuíca). O repertório faz um passeio pela história do samba, com composições de grandes nomes do gênero, como Ataulfo Alves, Cartola, Noel Rosa, Candeia, Geraldo Pereira, Wilson Baptista, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola e Monarco, entre outros, além de músicas dos componentes da roda.
Praça Luís de Camões. Rua do Russel, Glória. Sáb. (11), 15h30. Grátis.
+ Casa Roberto Marinho terá visitas mediadas por Ascânio MMM em mostra
Trio Puelli
Atração do projeto Sextas Instrumentais, o trio formado por Karin Fernandes (piano), Ana de Oliveira (violino) e Adriana Holtz (violoncelo) se dedica a interpretar obras dos séculos XX e XXI para os três instrumentos, com foco especial em composições brasileiras. Formado em 2009, o trio se destaca pelo resgate e gravação inédita das partituras do maestro e compositor Radamés Gnattali, importante figura na fusão entre a música de concerto e a popular no Brasil.
Espaço Cultural BNDES. Avenida República do Chile, 100, Centro. Sex. (10), 19h. Grátis. Ingressos pelo site do espaço.
Verão na Casa
O festival chega à quinta edição, ocupando os jardins da Casa Firjan com artes cênicas, oficinas de inovação e criatividade, gastronomia (a cargo da Junta Local) e shows. Neste sábado (11), às 17h, abrindo a programação musical, a atração é a sambista Marina Iris, que lançou em 2023 seu disco mais recente, Virada. No domingo (12), às 17h, quem se apresenta é o cantor Renato Luciano, cujo álbum mais recente é Turista do Mundo (2022), voltado para a MPB.
Casa Firjan. Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo. Sáb. e dom., 9h/18h30. Programação completa neste link. Grátis. Até 9 de fevereiro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui