Conferência gratuita de bioeconomia mundial acontecerá na Marina da Glória
Décima edição do Green Rio será realizada entre os dias 1º e 3 de setembro, trazendo expositores e workshops ligados à economia verde
Mais uma vez, a Marina da Glória será palco do Green Rio, um dos principais eventos mundiais com foco na bioeconomia. Com entrada gratuita, a décima edição será realizada entre os dias 1º e 3 de setembro, retomando o formato 100% presencial após dois anos pandêmicos. O evento também vai celebrar o Dia da Amazônia, 5 de setembro, e trazer muitas novidades do mundo da economia verde.
+ Exposição Reflexos revela imagens premiadas em concurso nacional de fotos
Uma das atrações será o domo geodésico do Laboratório Criativo do Instituto Amazônia 4.0, que busca desenvolver tecnologias e métodos avançados para transformar insumos da região em produtos de alto valor agregado para o mercado, além de gerar capacitação da população local e alternativas urgentes contra o desmatamento. “O objetivo é proporcionar algumas experiências, colocando os nossos equipamentos 4.0, demonstrando o processo de agregação de valor da amêndoa de cacau até o chocolate produzido”, explica Ismael Nobre, diretor do Amazônia 4.0.
Durante o evento, ocorrerá mais uma vez o German-Brazilian Bioeconomy Workshop, que contará com a presença de importantes instituições, como o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI) e a Fiocruz. A apresentação da Fundação será sobre a ArticulaFito, uma pesquisa feita em parceria com a Alemanha sobre plantas utilizadas na produção de cosméticos e fitoterápicos.
Pela primeira vez, o evento também terá a participação do Sistema de Cooperativas de Crédito Sicoob Rio, em um estande que oferecerá produtos e serviços financeiros, como crédito, consórcio, financiamento, seguros, dentre outros, para o público empresarial, produtores rurais (associações, cooperativas, outros), profissionais autônomos e consumidores interessados numa economia sustentável.
Será novidade ainda a realização da primeira ação na América Latina do AL-Invest Verde PI – fundo europeu para a promoção da propriedade intelectual ao serviço da inovação -, com o apoio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O projeto, um dos eixos do programa Al-Invest Verde, busca promover o uso e a maior eficácia dos direitos de Propriedade Intelectual (PI), especialmente nos países do Mercosul.
+ Totia Meireles dá voz às eternas composições de Herivelto Martins no teatro
“Haverá um estande com profissionais do INPI e do projeto, que poderão esclarecer dúvidas para o público presente, uma sala exclusiva para a realização de workshop, além de um painel na programação principal do evento que abordará a propriedade intelectual e a economia verde”, conta Mariano Riccheri, líder do Al-Invest Verde PI.
Entre os workshops, serão abordados temas como “Transformação dos Resíduos de Biomassa em Materiais Manejáveis e Fontes de Energia”, pela professora universitária alemã Sabine Schlüter, do projeto Trabbio, e “Rio de Janeiro Cenários, Desafios e Oportunidades”, por Geiza Rocha, secretária-geral do fórum permanente de desenvolvimento da Alerj.
+ Dica 0800: Jardim de Alah terá comida, arte e música no fim de semana
Mais de 90 expositores também estarão presentes na feira para apresentar novidades e produtos ligados à agricultura, biodiversidade e produção sustentável. Empresas e instituições como Korin, produtora de alimentos orgânicos; Quíper Fresh, que desenvolve soluções para prolongar a vida de alimentos; Sebrae, Fecomércio, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Finep, Ministério da Agricultura e Ministério da Ciência e Tecnologia, junto a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); são alguns dos nomes que terão estandes no evento.
Nos dias 2, às 16h, e 3, às 10h30, estão agendadas na programação duas oficinas de gastronomia do supermercado Zona Sul. Para participar das atividades, basta inscrever-se no local ou fazer o cadastro virtual. Já as palestras e workshops terão lugares disponibilizados de acordo com a ordem de chegada.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A Green Rio teve sua primeira edição em 2012, quando foi realizada junto à conferência Rio+20. Nestes dez anos, o evento se estabeleceu como uma plataforma de negócios sustentáveis que reúne expositores, palestrantes e representantes da bioeconomia. É possível acessar a programação completa deste ano por meio do site do evento.
Marina da Glória. Avenida Infante Dom Henrique S/N, Glória. 1º, 2 e 3 de setembro. Qui. e sáb., a partir das 10h; sex., a partir das 9h30. Grátis. https://www.greenrio.com.br/