Confira as novas atrações do Parque Madureira
A prefeitura, além de inovar na imensa área de convivência, pretende tornar o local de 3,15 quilômetros o mais novo polo esportivo da cidade
Inaugurado em junho de 2012 na Zona Norte, o Parque Madureira ganhou recentemente mais um quilômetro de extensão, alcançando o bairro de Honório Gurgel. A prefeitura, além de inovar na imensa área de convivência, pretende tornar o local de 3,15 quilômetros o mais novo polo esportivo da cidade. Entre as novas atrações está uma pista de skate, área reservada para a prática de slackline e a primeira quadra pública de tênis do estado do Rio. Pensando nisso, VEJA RIO listou as novidades do local. Confira!
Quadra de Tênis: Trata-se da primeira quadra de tênis oficial pública do estado. Além de abrigar competições, o local conta com um “paredão” para treinamento e aquecimento. A ideia da prefeitura é que futuramente sejam instaladas escolinhas no local, que ajudarão a desmitificar o esporte como elitista, além de formar novos talentos.
Local para praticar slackline: Para os adeptos do esporte em que o praticante se equilibra e faz manobras sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o Parque Madureira é o novo point. O projeto reservou a fixação de treze toras de madeira ao chão que permitem a instalação dos elásticos especiais para a prática do exercício em diferentes níveis.
Pista de Half Pipe: Maior pista vertical pública do mundo, idealizada pelo campeão mundial Bob Burnquist, skatista brasileiro que mais vezes conquistou o X Games, tem uma superestrutura construída sob uma cobertura de aproximadamente 3.500 metros quadrados. Ao redor da atração foi construída uma área de convivência com espaço para arquibancadas de futuras competições.
Área para tênis de mesa: Para agradar os adeptos do esporte, duas mesas com dimensões oficiais, em aço inox e tampo de vidro estão disponíveis no local. Para utilizá-las, basta que os frequentadores levem raquete e bolinha.
Área ao ar livre: Para proporcionar o melhor aproveitamento do espaço e a realização de pequenos eventos, a população também dispõe de áreas de contemplação ao ar livre, que conta com pérgolas para maior conforto térmico, além de duas regiões para piqueniques, com oito mesas cada.
Chafariz Olímpico: Com o intuito de imortalizar os primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul, cinco círculos de 13,75 metros de diâmetro foram reproduzidos no chão em lagos com chafarizes, inspirados nos aros olímpicos. A atração foi doada pelo governo inglês.
Cachoeira urbana: Escadaria molhada ocupa uma área de 125,6 metros quadrados, abrigando cerca de 100 pessoas que podem se banhar simultaneamente na queda d’água com 3,5 metros de altura. Para o seu funcionamento, são necessários 15 mil litros de água, que são filtrados por bombas, garantindo a qualidade, tal como ocorre em um sistema de piscinas.
Espaço fitness e Academia Carioca: Trata-se de um local com equipamentos totalmente acessíveis e adaptados para todas as idades: supino alto; supino inclinado; simulador de remada e puxada alta. Todos propiciam o trabalho das musculaturas do pescoço, costas, tronco e membros inferiores.