Nesta sexta (3), o gigante Maracanã receberá o lançamento da Copa dos Refugiados, a partir das 9h, com sorteio dos jogos entre os oito competidores. O evento realizado pela Ong África do Coração é marcado por ter, além do torneio de futebol, uma série de atividades culturais e de instrução para os refugiados.
Após o sorteio dos times, os participantes darão o pontapé simbólico de início da Copa no meio do gramado. Todas as partidas acontecerão neste sábado (4), das 8h às 18h, no Campo do CFZ – Recreio dos Bandeirantes. A disputa conta com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH).
Embora a solenidade de abertura do torneio esteja marcada para sexta, já nesta quarta-feira (1) diversas atividades paralelas ao evento estarão acontecendo. Confira abaixo a programação:
Quarta (1)
– CCBB
14h – Mesa1: Limites e Possibilidades da Mulher Refugiada e Migrante – Patrícia Tomasquin (B’NAI B’RITH), Profa. Dayse de Paula (UERJ), Benazira Djoco (África do Coração), Comba (SUBPM)
15:30h Mesa 2: Da violação a garantia de direitos – Monalyza Alves (SEDHMI), Def. Thalles Treiger (DPU), Refugiado (África do Coração), Fátima Malaquias (COMDEDINE)
17h – Desfile de roupas e artigos da estilista refugiada da Guiné Bissau, Benazira Djoco
18:30 Mesa 3: Copa e integração entre os povos – Rebeca Almeida (CEIPARM), Representante Cáritas, Jean Katumba (África do Coração), Refugiado, Gustavo Proença (SUBDH)
– Maracanã
Desta quarta (1) a domingo (5), das 9h às 20h – Exposição Fotográfica Vidas Refugiadas
Quinta (2)
– Atividade Criança tem direito de Brincar
9h – 12h – Passeio ao Parque Hot Zone (Barra da Tijuca)
10h – 12h- Passeio ao AquaRio (Praça Mauá)
14h – 17h: Museu da República (Catete)
14h – 17h: Fundação Casa Rui Barbosa (Botafogo)
– Jantar de Acolhida da Copa dos Refugiados
18h às 20h, na Gastromotiva, Lapa.