Cortejo para São Sebastião no Centro e mais programas gratuitos do feriado
Roteiro 0800 traz ainda aula, bate-papo e DJs na Ocupação Iboru, de Marcelo D2, shows, ensaios de blocos, passeio guiado e abertura de exposição

Belle 7 Anos
A comemoração de sete anos da livraria Belle Époque celebra Oxóssi, o orixá caçador, sincretizado com São Sebastião. A programação terá uma homenagem à entidade, além das apresentações de Onirê Samba de Terreiro e La Belle Bloco. O evento também terá barraquinhas vendendo comidas de axé.
La Belle Epoque. Rua Soares, 50, Méier. Seg. (20), 14h. Grátis.
Cortejo Para São Sebastião
O padroeiro da cidade será celebrado em cortejo unindo a Companhia de Mystérios e Novidades, o Tambor para São Sebastião das Três Marias, o artista Fernando Mendonça, o percussionista Cacau Amaral e João Bororó (presidente do Bloco Coração das Meninas), que sai da sede da companhia e aporta na Praça da Harmonia. A apresentação, sob a direção artística de Ligia Veiga, reúne atores, músicos e artistas sobre pernas de pau.
Casa de Mystérios. Rua Pedro Ernesto, 21, Gamboa, em direção à Praça da Harmonia. Seg. (20), (saída). Grátis.
Festival Corpos Visíveis
Dedicado à arte e música com foco em gênero e diversidade, o festival chega à quarta edição, a primeira itinerante, com oficinas, apresentações musicais, performances, exposições, bate-papos e exibições de filmes em diversos pontos da cidade. A abertura é nesta sexta (17), no Futuros, com 18h shows de Siba Puri (18h) e Cátia de França convidando Luana Flores (19h) entre as atrações. No sábado (18), os destaques incluem as apresentações de Azula (18h) e N.I.N.A (19h).
Futuros — Arte e Tecnologia. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. Sex. (17) e sáb. (18), 14h/21h. Grátis. Ingressos pelo Sympla. Após as 18h, o evento será aberto para o público na fila de espera, caso ainda haja lugares.
Ensaio do Bloco Me Gusta
Fundado em 2016, o bloco-festa tem repertório de música eletrônica conceitual. A noite promete house, groove, reggaeton e latinidade com os Me Gusta DJs (Beranger & T_Pazos), além de Caroles, Rompiendo DJs e Deseo.
Baiúca DJBar. Rua União, 18, Santo Cristo. Sáb. (18), 20h/4h. Grátis ou ingresso colaborativo a R$ 10,00. É preciso retirar o ingresso pelo ShotGun.
Folia de Reis do Sertão Carioca
Dedicado à cultura caipira, o recém-aberto bar, mais um empreendimento de Raphael Vidal, recebe apresentações de folia de reis e roda de violas. O cortejo é formado pelo Caipirando — Alma Carioca de Violas, com instrumentistas e cantores, e pelo grupo EnCanto, grupo de mulheres cantoras que carregam a bandeira da Folia de Reis do Sertão Carioca e os estandartes, com Henrique Bonna como mestre de folia. Os músicos entoam cantos em louvação aos Santos Reis pelo caminho e recebem, em troca, oferendas pelo festejo. Já o Rio de Violas conta com três violeiros e três violeiras, que apresentam um repertório diverso de canções e instrumentais, passeando pelo cancioneiro tradicional de viola caipira, por releituras de clássicos da MPB, forró e composições próprias.
Capiau Botequim. Rua Miguel Couto, 124, Centro. Dom. (19), 10h/18h. Grátis.
Hocus Blocos
O bloco Nova Bad abre o projeto realizado pela cerveja Hocus Pocus, que vai levar um grupo carnavalesco diferente à sede da Junta Local a cada sábado. O Nova Bad conta com integrantes vestidos de preto e com maquiagem simulando choro, e tem um repertório de músicas tristes, nacionais e internacionais, mas com arranjos animados, claro. Nos intervalos, DJs comandam a pista.
Junta Local. Rua do Mercado, 35, Centro. Sáb. (18), 16h/23h. Grátis.
Lavagem de São Sebastião na Fundição Progresso
A casa da Lapa realiza sua já tradicional lavagem da imagem do padroeiro do Rio (sincretizado com o orixá Oxóssi, das religiões de matriz africana), que será conduzida por Pai Claudio de Ayrá, com cortejo do coletivo Céu na Terra, a partir das 11h. Às 16h, acontece a reinauguração do Cine Arcos Digital, com a mesa O Audiovisual no Brasil em 2055. Participam Nicolas Piccato (adido audiovisual para a França), Guido Lemos (secretário de Ciência e Tecnologia do município de João Pessoa) e Joelma Oliveira Gonzaga (secretária do audiovisual do Ministério da Cultura). A reabertura do cinema marca os 30 anos da produtora Arcos Digital, um dos primeiros empreendimentos a serem inaugurados na Fundição. Às 18h, será aberta a exposição fotográfica A Parada Voadora, com curadoria de Perfeito Fortuna e Lipiani. A mostra é baseada no livro de Lipiani, que documenta a “Surpreendamental Parada Voadora”, passeata que inaugurou o Circo Voador em 1982. Em seguida, às 19h, será exibido o filme A Farra do Circo, de Roberto Berliner e Pedro Bronz, que conta a história do Circo Voador.
Fundição Progresso. Rua dos Arcos, 24, Lapa. Seg. (20), a partir das 11h. Grátis.
Mitologia dos Orixás
Realizado pelo cineasta Rodrigo Moraes, o evento homenageia Oxóssi. A programação inclui um passeio fotográfico pelo território (15h); distribuição de Axoxô, receita à base de milho que é a comida ritualística de Oxóssi (16h30); Charanga do Afoxé Filhos de Gandhi RJ (17h); exibição do filme Exu Mensageiro, de Rodrigo Moraes (18h45); roda de conversa mediada por Dom Filó (20h); e apresentação de percussão e dança do Tambores de Olokun (21h). Além disso, durante todo o evento acontece a Feira Afro do Valonguinho, com artesanato, moda, gastronomia e cultura afro-brasileira em geral.
Casarão Cultural João de Alabá. Jardim Suspenso do Valongo. Rua Camerino, s/nº, em frente ao 50, Saúde. Seg. (20), 15h/23h. Grátis.
Ocupação Iboru
O espaço de Marcelo D2 e Luiza Machado recebe programação especial de verão, com aula do historiador Luiz Antonio Simas, roda de samba do Batuque Suburbano e discotecagens de Nepal e da dupla de anfitriões. O local agora conta com bar e cozinha a cargo do Labuta.
Rua Sete de Setembro, 43, Centro. Sáb. (18), 12h. Grátis.
Roda de Ska
O projeto aterrissa pela primeira vez no espaço. Formada por integrantes dos grupos Don Robalo, Los Benicios Faltosos e Jamelão Sound System, a roda passeia por clássicos do gênero, skas brasileiros (como Ska, dos Paralamas, e Sopa de Jornal, do grupo carioca Djangos) e apresenta versões ska de sucessos de outros estilos musicais, entre eles Sweet Dreams (Are Made Of This), do Eurythmics, e A Praieira, de Chico Science & Nação Zumbi.
Kingston Club. Avenida Borges de Medeiros, s/nº, ao lado do Heliponto da Lagoa e do estacionamento do Parque dos Patins, Lagoa. Dom. (19), 12h/21h. Grátis, com entrada colaborativa opcional.
Rio de Corpo e Alma
Parte das comemorações dos 460 anos do Rio de Janeiro, a serem completados em março, a exposição, que tem curadoria de Isabel Portella, reúne trabalhos de dez artistas, conectando passado e futuro. Cada um foi convidado a criar uma obra inspirada no acervo da reserva técnica do museu, que não está exposto). O resultado foram esculturas, fotografias, pinturas, instalações e performances que refletem sobre a história da cidade e as transformações pelas quais vem passando ao longo desses anos. A abertura, neste domingo (19), terá visita mediada pela curadora.
Museu Histórico da Cidade. Parque da Cidade. Estrada Santa Marinha, s/nº, Gávea. Abertura: Dom. (19), 11h. Ter. a dom., 9h/16h. Grátis. Até 9 de março.
Rolé Carioca
O primeiro passeio do ano, intitulado Festa e Resistência, acontece no bairro de Oswaldo Cruz, na Zona Norte, marcado por uma forte presença negra e muitas contribuições à música brasileira, sobretudo ao samba. O passeio vai explorar as ruas do lugar, formado ao redor da antiga Estação Ferroviária de Rio das Pedras. A região foi movimentada por migrantes do Vale do Paraíba e por deslocamentos do Centro devido às reformas urbanas promovidas pelo prefeito Pereira Passos, no início do século XX.
Pontos de encontro: Central do Brasil. Dom. (19), 8h. Rua. Carolina Machado, 1376, em frente à estação de trem de Oswaldo Cruz. Dom. (19), 10h. Procurar pela equipe de blusa laranja. Grátis.
Sesc Verão
Em sua sétima edição, o projeto irá levar atividades para 46 unidades do Sesc no estado do Rio. Na capital, elas acontecem nas unidades da Tijuca, de Madureira e de Ramos, e incluem oficinas esportivas, recreação aquática, shows e outras atrações.
Sesc Madureira. Rua Ewbank da Câmara, 90. Sesc Ramos Rua Teixeira Franco, 38. Sesc Tijuca. Rua Barão de Mesquita, 539. De 17 de janeiro a 16 de fevereiro.
Verão na Casa
O festival chega à quinta edição, ocupando os jardins da Casa Firjan com artes cênicas, oficinas de inovação e criatividade, gastronomia (a cargo da Junta Local) e shows. O fim de semana prolongado traz shows de Pedro Mann, no sábado (18); Natascha Falcão, no domingo (19), e Kalebe, no domingo (20), sempre às 17h.
Casa Firjan. Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo. Sáb., dom. e 20 de janeiro, 9h/18h30. Programação completa neste link. Grátis. Até 9 de fevereiro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui