A ArtRio chega ampliada à 13ª edição: desta vez, o evento ocupa um espaço 25% maior na Marina da Glória em comparação ao ano anterior. A Feira de Arte do Rio tem prévia para convidados nesta quarta (13) e estará aberta ao público em geral de quinta (14) a domingo (17).
O espaço é divido em dois espaços: Terra, no pavilhão central, e Mar, na esplanada, com projeto desenvolvido pelo arquiteto Pedro Évora e vista privilegiada para a Baía de Guanabara. Também foi criado um Jardim das Esculturas, com obras de grandes dimensões de artistas modernos e contemporâneos, que dialogam com a paisagem.
+ No clima da ArtRio, fotógrafo Bob Wolfenson promove workshop de fotografia
Participam este ano do evento 75 instituições de arte, entre centros culturais, museus e galerias. Mais de cem colecionadores e curadores convidados, incluindo nomes de outros países, confirmaram presença.
A ArtRio está dividida em programas temáticos. O Panorama reúne galerias com atuação estabelecida no mercado. Já o Vista é dedicado às galerias jovens, com até dez anos de existência, contando com projetos expositivos desenvolvidos exclusivamente para a feira.
O Solo, que pelo segundo ano consecutivo tem curadoria de Ademar Britto, conta com a participação de dezesseis galerias trazendo projetos expositivos originais dedicados a um único artista. O programa Expansão traz estandes de instituições que utilizam a parte em prol da inclusão, selecionadas por um comitê.
O Prêmio Foco selecionou seis artistas brasileiros com até quinze anos de carreira que irão receber como prêmio residências artísticas no país e já terão seus trabalhos expostos na ArtRio 2023. Eles serão anunciados nesta quarta (13).
+ Em cena: Julia Lemmertz divide palco com a filha e peça chega à maioridade
O Mira, por sua vez, é dedicado à videoarte e está em seu sétimo ano. Em 2023, ele conta pela primeira vez com curadoria da Cinemateca do MAM. Na da mostra, intitulada Deslocamentos, estão obras de artistas visuais e realizadores que abordam as relações e interações entre o cinema e as artes visuais.
O programa Conversas ArtRio apresenta bate-papos de curadores, artistas, colecionadores e críticos de arte sobre temas contemporâneos do universo das artes, como curadoria, colecionismo, inclusão e outros assuntos.
+ Anote na agenda: Rio Montreux Jazz Festival acontece em outubro na Urca
O evento traz ainda lançamentos de livros de arte, como o de Volume 3, de Raul Mourão, que acontece nesta sexta às 15h30 e terá uma conversa do artista com o curador Eucanaã Ferraz sobre seu processo de trabalho.
Entre os destaques deste ano para ver, está uma seleção de obras do modernista Alfredo Volpi (1896-1988), um dos nomes centrais na história da pintura brasileira do século XX, feita pela galeria Almeida & Dale. Famoso pelas pinturas de bandeirinhas, teve uma obra marcada pelo lúdico e o poético, abordando várias temáticas ao longo de sua carreira, com figuras humanas, naturezas-mortas, marinhas, paisagens, casas e retratos, entre outros.
+ Peça lotada há 10 meses, Tráfico dribla falta de patrocínio e palcos
Com um trabalho marcado pela investigação do feminino e a crítica ao patriarcado, a artista visual carioca Panmela Castro expõe no estande da galeria Luisa Strina retratos inéditos que são parte da série Artistas no Ateliê, na qual pintou amigos artistas em seus locais de trabalho, entre eles Allan Weber, Wallace Pato, Anna Bella Geiger, Mulambö e Vivian Caccuri.
Seus trabalhos também estão presentes no estande de Inhotim e no da Rede Nami, organização feminista de arte urbana. No sábado, ela participa da conversa O Artista e Suas Múltiplas Possibilidades no Campo Cultural, com o curador Ademar Britto e os artistas Mariela Scafati e Jaime Lauriano, às 15h; da sessão de autógrafos do livro Hackeando o Poder: Táticas de Guerrilha para Artistas do Sul Global, da Rede Nami, às 16h; e do debate Projeto Múltiplos Inhotim apresenta Panmela Castro e Arjan Martins, com Deri Andrade, curador-assistente do Instituto Inhotim, às 18h.
+ Os destaques do festival Ópera na Tela, que ocupa o Parque Lage
No Jardim das Esculturas, na área externa, o artista Toz expõe, pela Galeria Movimento, um trabalho inédito interativo, que faz parte do projeto Alegria na Praça e remete à obra Vendedor de Alegrias. Feito de aço inoxidável, tecido, cordas e mosquetões de alpinismo, o balanço para adultos tem seis metros de altura por três de largura. Com cordas revestidas de coloridos e voltado para a vista da Baía de Guanabara, é altamente instagramável e promete fazer sucesso.
Marina da Glória. Avenida Infante Dom Henrique, s/nº, Glória. Qui. (14) a sáb. (16), 13h/21h. Dom. (17), 12h/20h. R$ 40,00 a R$ 80,00. Ingressos pelo site da ArtRio.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui