No Carnaval em casa, vale tudo: marchinhas, sambas-enredo, axé, funk, MPB e samba raiz. O importante é ficar em casa e aproveitar o que a internet nos oferece. VEJA Rio selecionou dez playlists – para todos os gostos – para entrar no clima dessa esquisita folia de 2021. Confira:
Carnavalizar – Spotify.
Recheada de clássicos atemporais da nossa música, a lista reúne pérolas como Deusa do Amor, do Olodum, Frevo Mulher, na versão do Grande Encontro, Não Enche de Caetano Veloso, e Beleza Rara na voz de Silva. Clique aqui para escutar.
+ Confira a agenda de lives do Carnaval de 2021
Carnaval em Casa – Amazon Music.
A liga de blocos Sebastiana, em parceria com a Amazon Music, lançou suas playlists Carnaval em Casa, seguindo a campanha iniciada em janeiro para conscientização dos organizadores e foliões sobre a não-realização do Carnaval de rua em 2021. São dez listas musicais dos blocos Simpatia é quase amor, Suvaco do Cristo, Barbas, Carmelitas, Escravos da Mauá, Meu Bem Volto Já, Gigantes da Lira, Virtual e o Baile da Sebastiana. Clique para ouvir.
Ainda não assina Amazon Music?! Clique aqui para se inscrever!
Saudades, Carnaval – Spotify.
Essa lista é para os nostálgicos de carteirinha e para quem entrou na vibe melancolia sem o Carnaval tradicional. Há hits antigos como Retalhos de Cetim, de Benito de Paula, Marcha da Quarta-Feira de Cinzas, com Toquinho e Vinicius de Moraes, Enredo do Meu Samba de Jorge Aragão e Carnaval Triste, de Jorge Benjor. Relembre os hits por aqui.
+ Carnaval em casa: Fundição Progresso lança cursos on-line para celebrar a folia
Sargento Pimenta – Deezer.
A convite da Deezer, os integrantes do bloco carioca Sargento Pimenta selecionaram suas músicas preferidas de Carnaval. A lista vai de Help!, dos Beatles, a Eu Também Quero Beijar, de Pepeu Gomes. Para ouvir, clique aqui.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Marchinhas de Carnaval – Spotify.
Apesar de não serem politicamente corretas, as marchinhas têm importância fundamental para a história e tradição da folia. Essa playlist do Spotify concentra clássicos como Mulata Ye Ye Yê, Ta-Hi e Ô Abre Alas. Confira as canções por aqui.
Enredos do Carnaval – Deezer.
De Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia, levado à Avenida pela Beija-Flor em 1989, ao já célebre História pra Ninar Gente Grande, enredo campeão da Mangueira em 2019, vale a pena relembrar sambas de enredo que arrepiaram espectadores (na Sapucaí e pela TV) nos desfiles. Para ouvir, acesse este link.
Carnaval 2021 – Spotify.
Essa lista é para quem está antenado às novidades – ainda que não muito carnavalescas – da música brasileira. O hit dos Barões da Pisadinha Basta Você Me Ligar marca presença por lá, assim como sucessos de Raí Saia Rodada, e o feat de Ludmilla, Xamã e Dennis DJ Deixa de Onda. Acesse a playlist neste link.
O Carnaval de Gilberto Gil – Deezer.
O cantor e compositor baiano que – em tempos pré-pandemia, é claŕo – mantém o camarote Expresso 2222, em Salvador, foi convidado a montar uma lista com as preferidas desta época do ano. Figuram por lá Dandalunda, de Margareth Menezes, Água Mineral, da Timbalada, Swing da Cor, de Daniela Mercury e Andar com Fé, dele mesmo. Para ouvir, clique aqui.
Carnaval dos Pequenos – Spotify.
O amor pelo Carnaval, a gente sabe, pode começar ainda na infância. Essa lista do Spotify é um deleite para quem foi um pequeno carnavalesco e para quem quer encantar os baixinhos de hoje com hits da folia. Tem Mart’nalia com sua versão de Balancê, Mundo Bita e até Zeca Pagodinho cantando O Pato. Acesse por este link.
+ Carnaval será de tempo chuvoso na cidade
Carnaval Anos 90 e 2000 – Spotify.
Quem tem entre 30 e 40 anos vai voltar no tempo com as músicas dessa lista. De Vem Neném, do Harmonia do Samba, a Bonecão do Posto, do DJ Marlboro, há (hoje) clássicos do funk e do axé para rebolar bastante na sala de casa. Para ouvir, clique aqui.