Continua após publicidade

É 0800! Dez programas gratuitos para aproveitar o fim de semana no Rio

Tem de roda de samba na Tijuca a show de jazz no Leblon, passando por a performance de Ernesto Neto no MAM e peça de teatro na Gamboa

Por Kamille Viola
Atualizado em 28 set 2023, 16h00 - Publicado em 28 set 2023, 15h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ernesto Neto no MAM

    O artista carioca irá comandar a performance Esculturas Passageiras, que explora os corpos e suas formas em uma brincadeira coletiva nos jardins, com participação do público. De lá, ele irá puxar uma caminhada dançante até a Fundição Progresso, onde vai acontecer o evento Plante Rio, que discute questões ambientais e agroecológicas. A ação é parte do projeto Sábados no MAM Petrobras, realizado periodicamente no museu.

    MAM. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Sáb. (30), 10h. Grátis.

    Espetáculo Passagem

    O espetáculo reúne o saxofonista Diogo Acosta e a Orquestra de Corpo e Som em Vento, que lançaram o álbum homônimo. Formado por 13 artistas, entre bailarinos e musicistas, o grupo tem a proposta de simbolizar em gesto o som de uma orquestra de sopros.

    Teatro Ipanema. Rua Prudente de Morais, 824, Ipanema. Sex. (29), 20h. Grátis (Retirada de ingresso a partir das 19h).

    Exposição Funk: Um Grito de Ousadia e Liberdade

    No sábado, a entrada no MAR será gratuita para celebrar a nova exposição. Com mais de 900 obras, a principal mostra do MAR em 2023 recria a história do funk carioca, indo dos bailes black da década de 70 aos dias de hoje. São fotografias, pinturas, objetos, vídeos e instalações de nomes como Hebert, Vincent Rosenblatt, Blecaute, Maxwell Alexandre, Panmela Castro e Daniela Dacorso, entre muitos outros. A curadoria é de Marcelo Campos, curador-chefe do MAR, Amanda Bonan, gerente de curadoria do MAR, Dom Filó e Taísa Machado, com um time de consultores que inclui Deize Tigrona e Sir Dema, entre outros.

    MAR. Praça Mauá, 5, Centro. Sáb. (30), 11/18h. Grátis. Retirar ingresso pelo site do MAR.

    Continua após a publicidade

    Festival Praia Rio

    O evento, que ocupa dois espaços em Ipanema, conta com bate-papos, oficinas, shows e exposição. Entre os destaques, estão as apresentações da cantora Mar’nália, no sábado, e de Roberto Menescal com Leila Pinheiro, no domingo, ambas no Parque Garota de Ipanema, às 18h, e o bloco infantil Mini Seres do Mar, a partir das 11h, no sábado e no domingo, no mesmo local.

    Casa de Cultura Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema. Qui. (27), 12h/19h. Sex. (28) a dom. (1), 10h/19h. Grátis. Parque Garota de Ipanema. Avenida Francisco Bhering, 2-224, Arpoador. Sáb. (30) e dom. (1), 10h/19h. Grátis.

    Lugar para Guardar Animais

    O espetáculo do Grupo Sats, pelo trabalho de pesquisa em dança nas ruas da cidade, acontece em uma instalação, com estrutura sonora e de luz que coloca o público como parte desse coliseu. Idealizado por Rodrigo Gondim (que assina a direção) e por Deisi Margarida (que integra o elenco), o trabalho procura ainda integrar espectador e espaço cênico como duas forças parte de um ambiente imersivo. Flora Bulcão, Juliana Angelo, Milena Codeço e Mika Makino completam o time em cena.

    Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Rua José Higino, 115, Tijuca. Sex. (29) e sáb. (30), 19h. Dom. (1), 18h. Grátis.

    Mostra Sesc Sonora Brasil

    Com o tema Culturas Bantu: Afro-Sonoridades Tradicionais e Contemporâneas, o evento destaca a contribuição dos povos de línguas bantu para a música brasileira em palestras, talk-shows, mesas, seminários e shows. Entre os destaques, o 20h a apresentação Malungo IXI: Música, Tempo e Ffeto, com Aiace, Dede, Fatuma, Ênio Fabrício Mota, Gabi Guedes, Marcos Santos, Mateus Aleluia Filho e Sued Nunes, na sexta (29), às 20h, e a roda de samba Moça Prosa, com homenagem à pensadora Helena Theodoro, no sábado (30).

    Continua após a publicidade

    Sesc Tijuca. Rua Barão de Mesquita, 539. Sex. (29), 17h30/21h. Sáb. (30), 12h/18h. Dom. (1), 12h/17h. Grátis. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria.

    Ocupação Iboru

    O projeto, criado e produzido por Marcelo D2 e Luiza Machado, é uma experiência imersiva a partir do álbum mais recente de D2, Iboru, unindo arte, música, moda, gastronomia de terreiro, exibição do filme Iboru e oficinas. Estarão expostas obras inéditas de oito artistas plásticos, que se inspiraram no universo Iboru, em diferentes técnicas, como pintura a óleo, pintura digital e instalações. O casal irá realizar visitas-guiadas ao longo da ocupação, que terá também atrações musicais. Programação completa no perfil do Instagram @marcelod2.

    Rua Sete de Setembro, 43, Centro. Qua. a dom. Grátis. De 30 de setembro a 14 de outubro.

    Peça Lygia

    Baseado nos diários da mineira Lygia Clark (1920-1988), um dos grandes nomes da arte brasileira, o monólogo é um convite a conhecer o mundo interior da mulher que buscou a comunhão entre arte e vida, usando suas angústias como material de pesquisa. Com interpretação de Carolyna Aguiar, o espetáculo tem texto de Maria Clara Mattos, que assina a direção ao lado de Bel Kutner. Paralelamente, a partir da quinta (28), o espaço irá abrigar uma exposição homônima, com réplicas de algumas das principais obras de Lygia e texto curatorial de Paulo Herkenhoff.

    Centro Cultural Inclusartiz. Rua Sacadura Cabral, 333, Gamboa. Qua. e qui, 18h. Grátis. É preciso retirar o ingresso antecipadamente pelo Sympla. De 27 de setembro a 12 de outubro.

    Continua após a publicidade

    Plante Rio

    Em sua quinta edição, o evento conta com diversas atividades em torno da sustentabilidade: seminário, rodas de conversa, mutirão de plantio em agricultura urbana, feira de produtos agroecológicos, oficinas e workshops, performances artísticas, programação infantil e lançamentos de livros, entre outros. Entre os destaques, estão o espetáculo Solo da Cana, com Izabel Stewart, no sábado, às 19h30, e o show da banda Nega Pisô, às 20h30.

    Fundição Progresso. Rua dos Arcos, s/nº, Lapa. Sex. (29) e sáb. (30), 9h. Grátis.

    Will Magalhães Trio 

    Acompanhado por André Vasconcellos (baixo) e Vítor Vieira (bateria), o guitarrista e violonista apresenta reperório de jazz instrumental. O show é parte da programação da exposição Rio Montreux Jazz Festival, em cartaz no Shopping Leblon, com pôsteres marcantes do famoso festival, assinados por nomes como Giuseppe David Bowie, Phil Collins, Romero Brito, Vik Muniz, Keith Haring e Andy Warhol, entre outros.

    Shopping Leblon. Avenida Afrânio de Melo Franco, 290. Sáb. (30), 17h. Grátis.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.