Sucesso em Salvador, onde atrai milhares de turistas e moradores, o Dia de Iemanjá, até então restrito ao cortejo religioso aqui no Rio, este ano ganhará uma grande celebração no Arpoador, nesta quinta (2), das 15h às 22h.
+ Mostra de cinema no CCBB apresenta histórias do samba e do Carnaval
Idealizado pelo músico Marcos André, candomblecista, o evento reunirá representantes de casas de umbanda e candomblé de linhagens centenárias, além de grupos de jongo, afoxé, samba e maracatu. Serão cerca de 120 mestres, líderes religiosos, artistas e filhos de santo, integrantes de dez grupos.
Ele já havia organizado uma celebração à orixá em 2 de fevereiro de 2022, na Praia do Flamengo, marcando a abertura do Festival Multiplicidade, de Batman Zavareze. Este ano, o evento cresceu, e irá ocupar a Pedra do Arpoador.
+ Tem camarote com pacote de R$ 20 mil no Sambódromo. Vale a pena?
O ritual de oferendas será liderado pelo lendário Mestre Bangbala, de 103 anos, o mais antigo ogã em atividade do país e patrono do Dia de Iemanjá no Arpoador. Durante todo a celebração, acontece também a Feira Crespa, realizada por afroempreendedores.
Programação completa:
15h – Concentração (em frente à estátua do Tom Jobim)
Tambores de Olokun
Ogan Kotoquinho
Afoxé Filhas de Ghandy
Afoxé Oré Lailai
17h – Cortejo e Presente para Iemanjá (Pedra do Arpoador)
17h30 – Roda de Candomblé com Ogan Bangbala e Pai Dário de Ossain
Roda de Umbanda com Tião Casemiro
Jongo de Pinheiral e Companhia de Aruanda
Samba de Roda, Coco e Ciranda com Companhia de Aruanda e grupo Samba Jongo
19h30 – Boas-vindas com Ogan Bangbala, Tia Ira Rezadeira da Serrinha, Mestra Fatinha do Jongo de Pinheiral, Pai Dario de Ossain, Ogan Kotoquinho e Marcos André
Roda de Afoxés e Umbandas
20h – Roda de samba com Nina Rosa, Hamilton Fofão, Marcelinho Moreira, Carlinhos 7 Cordas, PH Mocidade, Nene Brown, Raymundo Jonathan e convidados
22h – Encerramento
Das 15h às 22h – Feira Crespa
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui