Continua após publicidade

Dia dos Povos Indígenas inspira programação gratuita em museus

Data ganha comemorações antecipadas neste sábado (15) e domingo (16), com ocupação realizada por originários no Catete e evento no Pontal

Por Kamille Viola
13 abr 2023, 18h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Dia dos Povos Indígenas, que teve seu nome mudado no ano passado, é celebrado em 19 de abril, mas a programação em homenagem à data já começa a tomar conta de dois importantes espaços culturais da cidade: o Museu da República e o Museu do Pontal, que irão sediar eventos gratuitos neste fim de semana.

    + De Mestre Ambrósio a Marisa Monte: a agenda de shows do fim de semana

    Os jardins do museu no Catete recebem a 15ª edição da ocupação organizada pela Aldeia Maracanã, que até ano passado era realizado no Parque Lage e reúne cerca de 500 indígenas de dezenas de etnias do Brasil, no sábado (15) e domingo (16). 

    Compartilhe essa matéria via:

    Durante o dia todo, eles apresentarão cânticos e danças tradicionais, contação de histórias, oficina de arte, pintura corporal e rodas de conversa e debates. Haverá ainda uma feira com 90 barracas de expositores indígenas, além de espaço de ervas medicinais.

    Continua após a publicidade

    + Repaginado, Oi Futuro celebra festivais do Brasil em ocupação audiovisual

    A programação inclui a exibição do curta-metragem Abya Yala, no sábado (15), às 14h, seguido de debate sobre a questão dos indígenas em contexto urbano. No domingo (16), será apresentado o curta A Saga da Aldeia Maracanã, seguido de um bate-papo as origens, conquistas e luta atual do movimento indígena que em 2006 fez a ocupação cultural do prédio do antigo Museu do Índio, ao lado do estádio do Maracanã.

    + Grátis: festival É tudo Verdade exibe 72 documentários de 34 países

    Continua após a publicidade

    Já o 1º Festival das Culturas Indígenas no Museu do Pontal apresenta filmes, oficinas e espetáculos no sábado (15) e no domingo (16). Entre as atrações, estão as apresentações do corais infantis Mbyá Guarani e Nhamandu NHEMÕPU’Ã, contação de histórias, oficina de peteca, de plantas medicinais e lançamentos de livros de temática indígena.

    + Segunda mão com estilo: Barra vai receber a maior feira de brechós do Rio

    Às 10h, no auditório do museu, a mostra de curtas reúne filmes infantis, nos dois dias. O sábado tem ainda a exibição na fachada dos longas Ainbo – A Guerreira da Amazônia, de Richard Claus, às 18h30, e A Última Floresta, de Luiz Bolognesi, às 19h30. No domingo, a sessão de encerramento acontece no auditório, às 16h30, com o filme O Território, de Alex Pritz, seguido de debate.

    Continua após a publicidade

    Museu da República. Rua do Catete, 153. Sáb. (15) e dom. (16), 9h às 17h30. Grátis. Museu do Pontal. Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra. Sáb. (15) e dom. (16), 10h/18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30). Grátis. Transporte gratuito do metrô Jardim Oceânico (saída A – Lagoa) e do estacionamento do Alvorada.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.