Daniel Martins de Barros é professor da Faculdade de Medicina da USP e médico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas. Com mais de uma dezena de livros, ele acaba de lançar Pílulas de Bem-Estar (Editora Sextante), no qual reúne, com base em pesquisas científicas, 84 dicas para ser incorporadas como hábitos benéficos e melhorar a qualidade de vida. Confira algumas delas:
Para dormir: desligue o celular na hora de ir para a cama “Uma pesquisa recente foi realizada na Bélgica com indivíduos entre 18 e 94 anos. Metade deles tinha smartphone e, destes, 60% levavam o aparelho para a cama. Ao avaliarem os parâmetros de sono, os pesquisadores constataram que esse hábito estava relacionado com a maior demora para dormir, a piora da eficiência do sono e o cansaço diurno”.
Para emagrecer: coloque um espelho na cozinha “Os cientistas provaram que, quando nos olhamos no espelho, aumentamos, mesmo que de forma inconsciente, a percepção que temos de nós mesmos. Nisso, somos influenciados a levar em conta mais do que o ganho imediato e considerar as consequências a longo prazo, como os gramas a mais na balança”.
Para acalmar: abandone o carro um dia (ou mais) na semana “Está mais do que comprovado que, quanto mais tempo se gasta entre idas e vindas, maior o desgaste emocional e pior a qualidade de vida. O impacto negativo é tão garantido que, quando alguém aceita uma proposta de emprego com salário maior, porém com mais tempo de deslocamento, pode
até acabar se tornando mais infeliz”.
+ Nova aula prepara ciclistas para competições
+ Nós testamos: gersal temperado