Giuseppe Pellegrini, Pellé, para os íntimos, trabalha no Bondinho Pão de Açúcar há mais de seis décadas e já escalou a montanha do cartão-postal mais de 3 500 vezes.
Esse personagem anônimo, mas interessantíssimo tem sua história de vida contado no documentário Rio de Olhares Únicos, de Rafael Duarte. O curta pode ser conferido gratuitamente no site do festival Rocky Spirit.
+ Noites Cariocas volta ao Morro da Urca em março de 2022
O filme revela não só a rotina de Pellegrini, mas também a de outros cariocas que têm uma forte relação com a natureza da cidade.
O ultramaratonista Chico Santos, por exemplo, é um nordestino que chegou ao Rio ainda na adolescência, em busca de construir uma carreira profissional na cidade. Foi nas florestas cariocas que ele encontrou uma vocação, tornando-se especialista em corridas em meio à imensidão verde.
O documentário também se debruça sobre a história de Erika Sedlacek de Almeida, atleta de highline (fita de longo cumprimento instalada sobre cânions) que sonhava em fugir com o circo, mas se encontrou no esporte que a permitiu viajar o mundo e fazer manobras corporais nas alturas.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Rafael Duarte também acompanhou as rotinas de trabalho de Larissa Cunha, bióloga ornitóloga que pesquisa os ninhais de atobás e fragatas nas Ilhas Cagarras, e o piloto e recordista de voo livre Ruy Marra, pesquisador em neurociência, criador da yoga no céu, prática que visa ajudar as pessoas a lidarem melhor com seus medos através de estímulos emocionas a 500 metros de altitude.
O curta está disponível até o dia 3 de outubro.