Continua após publicidade

Obras de Eleonore Koch são apresentadas pela primeira vez aos cariocas

Artista ganha retrospectiva com mais de 150 trabalhos no Museu de Arte do Rio (MAR)

Por Kamille Viola
8 mar 2022, 16h48
Imagem em preto e branco. A artista Eleonore Koch está de lado, olhando para uma tela em um cavalete à esquerda fa foto. Ela segura um pincel com a mão esquerda, tem os cabelos pretos, usa camisa de manga 3/4 escura e saia abaixo dos joelhos clara.
Eleonore Koch: quase dez anos no Rio (MAR/Divulgação)
Continua após publicidade

Cidade que abrigou a alemã de origem judaica Eleonore Koch (1926-2018) por quase uma década, o Rio ganha a sua primeira retrospectiva dedicada à artista.

+ Clube de Leitura do CCBB retoma programação com obra de Mário de Andrade

A mostra Eleonore Koch: Espaço Aberto, que será inaugurada neste sábado (12) no Museu de Arte do Rio (MAR), apresenta pela primeira vez ao público carioca um conjunto de quase 150 obras da pintora. No dia da estreia, a entrada no museu será gratuita.

Compartilhe essa matéria via:

Eleonore Koch chegou ao Brasil com a família aos 10 anos, fugindo do nazismo. Aqui, se tornou a única discípula do pintor Alfredo Volpi, mas desenvolveu um estilo independente. Tendo vivido em São Paulo, Rio de Janeiro e Londres, deixou um legado expressivo ao país que primeiro a acolheu.

Continua após a publicidade

+ Museu da Justiça abre exposição com obras de mulheres vítimas de violência

Com curadoria de Fernanda Pitta, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, em colaboração com os curadores do MAR, Marcelo Campos e Amanda Bonan, a exposição reúne pinturas em têmpera — técnica que a pintora aprende com Volpi —, desenhos em pastel, carvão e guache, provenientes de diversas coleções.

+ Rock in Rio anuncia novas atrações e início das vendas de ingressos

Continua após a publicidade

Muitas haviam sido guardadas pela artista até sua morte e vieram a público com o leilão de suas obras, desejo que expressou em seu testamento. A seleção é completada por documentos, fotos e objetos, que ajudam o público a adentrar o universo de Eleonore Koch.

Museu de Arte do Rio: Praça Mauá, 5, Centro. Qui. a dom., 11h/18h (entrada até 17h). Grátis na abertura, 12 de março. R$ 10,00 a R$ 20,00. Até 1º de maio.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.