Cidade que abrigou a alemã de origem judaica Eleonore Koch (1926-2018) por quase uma década, o Rio ganha a sua primeira retrospectiva dedicada à artista.
+ Clube de Leitura do CCBB retoma programação com obra de Mário de Andrade
A mostra Eleonore Koch: Espaço Aberto, que será inaugurada neste sábado (12) no Museu de Arte do Rio (MAR), apresenta pela primeira vez ao público carioca um conjunto de quase 150 obras da pintora. No dia da estreia, a entrada no museu será gratuita.
Eleonore Koch chegou ao Brasil com a família aos 10 anos, fugindo do nazismo. Aqui, se tornou a única discípula do pintor Alfredo Volpi, mas desenvolveu um estilo independente. Tendo vivido em São Paulo, Rio de Janeiro e Londres, deixou um legado expressivo ao país que primeiro a acolheu.
+ Museu da Justiça abre exposição com obras de mulheres vítimas de violência
Com curadoria de Fernanda Pitta, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, em colaboração com os curadores do MAR, Marcelo Campos e Amanda Bonan, a exposição reúne pinturas em têmpera — técnica que a pintora aprende com Volpi —, desenhos em pastel, carvão e guache, provenientes de diversas coleções.
+ Rock in Rio anuncia novas atrações e início das vendas de ingressos
Muitas haviam sido guardadas pela artista até sua morte e vieram a público com o leilão de suas obras, desejo que expressou em seu testamento. A seleção é completada por documentos, fotos e objetos, que ajudam o público a adentrar o universo de Eleonore Koch.
Museu de Arte do Rio: Praça Mauá, 5, Centro. Qui. a dom., 11h/18h (entrada até 17h). Grátis na abertura, 12 de março. R$ 10,00 a R$ 20,00. Até 1º de maio.