Sabe-se que Tia Ciata foi um nome crucial para o surgimento do samba carioca, mas quantos conhecem seu rosto? É buscando preencher lacunas como essa que chega ao Museu de Arte do Rio (MAR) a exposição Coleção MAR + Enciclopédia Negra, que abre neste sábado (7).
+ Paralamas do Sucesso e Nando Reis fazem shows gratuitos no domingo (8)
O projeto Enciclopédia Negra, com consultoria e curadoria de Flávio Gomes, Lilia Schwarcz e Jaime Lauriano, busca jogar luz sobre personalidades negras importantes do Brasil que tiveram sua história apagada e/ou que não tiveram sua imagem registrada. Para isso, 36 artistas contemporâneos reproduziram retratos dos biografados. Do trabalho também nasceu um livro, lançado no ano passado pela Companhia das Letras.
+ Mais de 850 000 espectadores depois, a peça A História de Nós 2 volta ao Rio
A exposição faz parte de uma parceria do Museu de Arte do Rio com a Pinacoteca de São Paulo, mas a edição carioca tem novidades. Das 250 obras de artes expostas, treze foram criadas por seis artistas contemporâneos convidados pelo MAR e vão entrar para a coleção do museu após a mostra.
Márcia Falcão, Larissa de Souza, Yhuri Cruz, Bastardo, Jade Maria Zimbra e Rafael Bqueer retrataram personalidades como Abdias Nascimento, Heitor dos Prazeres, Tia Ciata, Manuel Congo, Mãe Aninha de Xangô e João da Goméia.
+ Alceu, Lenine, Duda Beat: festa da música pernambucana na Marina da Glória
No dia da abertura da exibição, no sábado (7), a entrada no museu será gratuita. Coleção MAR + Enciclopédia Negra fica em cartaz até 3 de julho.
Museu de Arte do Rio: Praça Mauá, 5, Centro. Qui. a dom., 11h/18h (entrada até 17h15). R$ 10,00 a R$ 20,00. Ingressos pelo https://museudeartedorio.byinti.com. Até 3 de julho
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui