Criado em 2008 em Lisboa, o Palco Sunset, do Rock in Rio, deu as caras por aqui a primeira vez na edição de 2011. Desde sua estreia, teve como uma de suas marcas registradas os encontros entre artistas que promoveu, muitas vezes inusitados. Na edição de 2022 não vai ser diferente: mais uma vez, a curadoria de Zé Ricardo, diretor do espaço, surpreende e causa expectativa.
+ Vai de carro para o Rock in Rio? Veja a opção de estacionamento mais perto
O primeiro dia de festival, esta sexta (2), traz o grupo Living Colour e o guitar hero Steve Vai juntos. Com seu som que une jazz, rock e funk, a banda do guitarrista Vernon Reid despontou no fim dos anos 80, assim como Vai, conhecido por seu virtuosismo, e prometem fazer a alegria da massa roqueira.
O dia de abertura traz ainda um encontro nacional que nos lembra que rock é som de preto: os mineiros do Black Pantera, destaque da atual cena metaleira, convidam os Devotos, banda punk pernambucana que estourou nos anos 90. Punk rock, hardcore do Alto José do Pinho e thrash metal com hardcore de direto para a Cidade do Rock.
+ Salva aí: o mapa com a localização de todas as atrações do Rock in Rio
O sábado (3) é dedicado ao rap no Palco Sunset, e vai reunir Criolo e cabo-verdiana Mayra Andrade no palco. O rapper paulista lançou recentemente o álbum Sobre Viver (2022), que traz uma faixa com participação da cantora, Ogum Ogum. Velha conhecida dos músicos daqui, Mayra traz sua mistura de crioulo, gênero musical de seu país, com jazz e sonoridades brasileiras.
+ Rock in Verse: conheça a primeira experiência no metaverso do Rock in Rio
Na mesma tarde, Xamã divide a cena com o grupo Bro MC’s. Um dos destaques do rap brasileiro hoje, estourado com o hit Malvadão 3, o carioca de Sepetiba encontra esse que é o primeiro grupo indígena do gênero no país e rima sobre o cotidiano das aldeias de Jaguapirú e Bororó, no Mato Grosso do Sul. Duas realidades distintas unidas por uma única cultura: o hip hop.
+ As novidades da GamePlay Arena, espaço dedicado aos jogos no Rock in Rio
O sábado ainda tem o show em que Papatinho e L7nnon convidam MC Hariel e MC Carol. Um dos principais beatmakers e produtores da atualidade, e um dos atuais expoentes do trap nacional recebem um aclamado funkeiro da cena paulista e a funkeira feminista de Niterói, referência no movimento.
+ Rock in Rio: cinco atrações imperdíveis para assistir no Palco Supernova
Domingo (4) é dia de preparar o lencinho. Um dos gigantes da música brasileira, o oitentão Gilberto Gil sobe ao palco Sunset em plena forma ao lado de seus talentosos filhos e netos para celebrar sua vida e trajetória com uma coleção de hits.
+ Rock in Rio, como chegar: metrô vai funcionar 24 horas durante o festival
O mesmo dia tem a reunião de Emicida com Drik Barbosa, Rael e Priscilla Alcantara. Um dos maiores nomes do rap nacional, o anfitrião recebe dois velhos amigos seus, Drik e Rael, com os quais já cantou algumas vezes. A novidade é a presença de Priscilla Alcantara, com quem ele gravou recentemente Você Aprendeu a Amar?.
+ Anota aí: os horários de todos os shows do Rock in Rio 2022
O público sentiu um gostinho do encontro entre Luísa Sonza e Marina Sena em dezembro do ano passado, quando as duas cantaram juntas no WME Awards, em São Paulo. Com as carreiras em ascensão, as duas jovens cantoras prometem um espetáculo pop da melhor qualidade no primeiro domingo de Rock in Rio.
+ Muito mais que música: Rock in Rio está de volta com recorde de atrações
Na semana seguinte, a coisa começa com um encontro de gerações, no dia 9 de setembro. E que encontro! O show 1985: A Homenagem vai reunir Alceu Valença, Blitz, Elba Ramalho, Ivan Lins e Pepeu Gomes, que fizeram história na primeira edição do festival, e nomes de gerações mais recentes de diversos estilos musicais: Agnes Nunes, Andreas Kisser, Liniker, Luísa Sonza e Xamã.
+ Rock in Rio terá apresentações de musical criado por Roberto Medina
E ainda tem Di Ferrero e Vitor Kley. Sucesso nos tempos do emo e com uma bem-sucedida carreira solo desde o fim do NX Zero, Ferrero vai dividir a cena com um dos destaques da cena pop folk. Juntos, eles vão cantar novas versões dos hits dos dois.
+ Rock in Rio: Whindersson Nunes é uma das atrações do palco para novos músicos
No dia 10 de setembro, o trio Gilsons, formado por dois netos e um filho de Gilberto Gil, convida Jorge Aragão para a festa. Unindo ritmos dos blocos afro da Bahia, beats eletrônicos, violões suaves e metais jazzísticos, eles se tornaram uma das mais bem recebidas novidades da MPB, e cantam ao lado de um dos maiores nomes do samba.
+ Programação de música eletrônica do Rock in Rio terá mais de 60 artistas
Para o último dia, 11 de setembro, é bom preparar o coração. O show Power! Elza Vive vai reunir um timaço para celebrar a deusa Elza Soares, que partiu deste mundo em janeiro deste ano. Majur, Agnes Nunes, Caio Prado, Mart’nália, Gaby Amarantos e Larissa Luz vão unir seus estilos em uma celebração a essa entidade da música e da negritude brasileiras.
+ De graça: Geraldo Azevedo, Carimboco e o rapper BK fazem shows no MAM
No mesmo dia, Liniker convida Luedji Luna. Um encontro de duas das cantoras mais celebradas da atual geração da música brasileira, que prometem embalar o público com seus sucessos.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui