Arrastão Rio Maracatu
Formado em 1997 por músicos cariocas e pernambucanos, o bloco já está na contagem regressiva para o Carnaval. A partir do maracatu de baque virado, tradição de Recife, o grupo desenvolve um trabalho de pesquisa e execução de ritmos, cantos e danças tradicionais brasileiras, como a ciranda, o coco e o samba, além, é claro, do maracatu.
Praça dos Arcos, Lapa. Sex. (20), 20h30. Grátis.
Aulloween
O encontro entre cães e tutores conta com “cãocurso” de fantasia, aulão de adestramento com o veterinário Henrique Perdigão (às 19h30), bufê temático e degustação de comidas para pets, túnel infinity em 3D para registrar vídeos dos animais e estandes de marcas parceiras com produtos. A competição será realizada em duas partes (às 17h30 e às 18h30), e o vencedor será anunciado às 20h30. A programação completa está neste link.
Ilha Plaza Shopping. Avenida Maestro Paulo e Silva, 400, Jardim Carioca, Ilha. Sáb. (21), 16h/21h. Grátis.
Concertos de Eva
A pianista Lícia Lucas realiza concerto em que interpreta clássicos internacionais, de Baldassare Galuppi, Johannes Brahms e Louis Moreau Gottschalk, e do compositor e maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos. A apresentação é parte da série Concertos de Eva e do projeto Música no Museu.
Casa Museu Eva Klabin. Avenida Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa. Sáb. (21), 17h. Grátis. Distribuição de senhas a partir das 16h.
Coral do Clube de Regatas do Flamengo
Com regência do maestro Luiz Lima, o grupo apresenta apresentará um programa com obras populares e sacro-clássicas, entre elas estão Va Pensiero, o famoso coro da ópera Nabucco, do compositor italiano Giuseppe Verdi, e Halleluiah, clássico do canadense Leonard Cohen. O evento, que acontece dentro do projeto Música no Museu, conta com as participações dos corais Mater Nostra, Clave de Sol e Ramatis.
Espaço Cultural Arte Sesc. Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo. Sáb. (21), 19h. Grátis.
Do Mangue ao Mar
Com uma linguagem simples e estrutura lúdica, a exposição, que acaba de ser prorrogada, apresenta a importância ecológica dos manguezais da Baía de Guanabara para sensibilização acerca desse ambiente, um ecossistema vivo onde pescadores e ambientalistas atuam juntos no desenvolvimento de projetos que renovaram a vida em áreas antes devastadas. O visitante irá conhecer espécies de mangues e apresende sobre a importância deles como bercário para diversos animais, além de obter informações sobre praias, restingas e costões rochosos.
Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines). Rua das Laranjeiras, 232. É preciso agendar a visita pelo e-mail coapp@ines.gov.br. Grátis. Até 15 de dezembro.
Festival Mira na Diversidade
Buscando jogar luz em talentos musicais femininos, negros e LGBTQIAPN+, o evento terá debates e shows. No sábado (21), a dupla Youn convida Mahmundi e a cantora Azula convida Mel (ex-Banda Uó). No domingo (22), Kae Guajajara convida Bia Ferreira.
Museu de Arte do Rio. Praça Mauá, 5, Centro. Sáb. (21), 15h/21h. Shows: 18h. Dom. (22), 15h/21h. Shows: 17h. Grátis. Retirar ingressos pelo Sympla.
Flup
Segundo e último fim de semana da 13ª edição da Festa Literária das Periferias (Flup), em três espaços da chamada Pequena África, na Zona Portuária: a Vila Olímpica da Gamboa, a Ação da Cidadania e a garagem da Viação Reginas. A programação tem bate-papos, slams (batalhas de poesia) e atrações musicais, entre outros. Entre shows os destaques, estão os shows de Bia Ferreira, na quinta (19); Wescritor e Xamã, na sexta (20); e Linn da Quebrada, no domingo (22). Veja a programação completa neste link.
Vila Olímpica da Gamboa. Rua União, s/nº. Até domingo (22). Programação completa no site da Flup. Grátis.
Imagens de Dentro
A mostra reúne uma seleção criteriosa de 33 imagens do interior de presídios brasileiros e fotos de presas transexuais do Centro de Detenção Provisória Pinheiros II, em São Paulo, realizadas por de Sebastião Reis Junior, ministro do Superior Tribunal de Justiça. A ideia central do trabalho é fazer alusão a dois tipos de interiores: o âmago de cada pessoa retratada nas fotos e o espaço interno dos estabelecimentos penais do país. O artista chama a atenção para a necessidade de respeito e dignidade aos presos e a importância do preparo para seu reingresso na sociedade após o cumprimento da pena. Na abertura (21), às 15h, também acontece o lançamento do livro Translúcidas, de Reis.
Centro Cultural Justiça Federal. Av. Rio Branco, 241, Centro. Abertura: Sáb. (21), 15h. Ter. a dom., 11h/19h. De 21 de outubro de 2023 a 7 de janeiro de 2024.
Bloco Não Monogamia Gostoso Demais
Uma das sensações do Carnaval de 2023, o bloco, que surgiu de forma despretensiosa, já começa a esquentar os tamborins (e os instrumentos de sopro) para o ano que vem. Tendo como bandeira a disseminação da informação sobre relacionamentos não monogâmicos, o grupo toca sucessos em ritmo de Carnaval, incluindo músicas que têm tudo a ver com o tema do bloco, como Toda Forma de Amor, de Lulu Santos, e Já Sei Namorar, dos Tribalistas.
Espaço Cultural Cachaça Axé. Rua Miguel Couto, 125, Centro. Dom. (22), 14h. Grátis.
STU Open
Girando em torno da cultura urbana, o evento reúne competição com grandes nomes do skate, shows e oficinas do esporte, de arte e de dança. A curadoria musical é do DJ Tamenpi, e neste domingo (22) a atração é o rapper Sain, também conhecido como Stephan Peixoto, filho de Marcelo D2. No domingo, quarta (25), quinta (26) e sexta (27), a entrada é gratuita. No fim de semana, quando acontecem as seminais e finais da competição, é cobrada dentrada.
Praça Duó. Praça São Perpétuo, Barra. Dom. (22), 10h. Grátis. É preciso retirar o ingresso pelo Sympla.
Village Classic Cars
A oitava edição do evento apresenta mais de 130 destaques do design automobilístico, das décadas de 20 a 90, além de coleções especiais de fãs do tema, carros importados, bicicletas e outros. Dentre os destaques do ano, estão um Cadillac 59 conversível e um Calhambeque. Em celebração aos 75 anos da marca, o shopping recebe ainda um modelo Porsche 366 e faz uma homenagem especial a um Rolls-Royce Phantom III dourado, de 1937, produzido na Inglaterra.
VillageMall. Avenida das Américas, 3900. Seg. a sáb., 12h/22h. Dom., 12h/20h. Grátis. De 19 a 29 de outubro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui