Pensando em como a pandemia da Covid-19 pode afetar a produção de artistas, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) decidiu lançar um curso on-line gratuito em que os alunos serão remunerados com uma bolsa mensal de R$ 600,00.
+ Centro Cultural Correios reabre com exposição de Bruno Big
Com aulas até 26 de março, o programa Pedra e Ar – referência à obra de Lygia Clark – pretende fomentar e apoiar a produção artística e discursiva com caráter crítico, experimental e disruptivo por meio de encontros periódicos com artistas, teóricos e demais agentes do campo cultural.
A seleção dos participantes será feita através de um edital público nacional. As inscrições vão até domingo (29).
Os doze candidatos selecionados serão divulgados pela escola no dia 10 de dezembro.
+ Elisa Lucinda: “Pela primeira vez a branquitude se engajou contra o racismo”
Para a diretora da instituição, Yole Mendonça, a iniciativa é uma ação contrária ao processo de precarização e vulnerabilidade de alunos e artistas na pandemia: “É uma forma da EAV responder ao grave problema econômico vivido pelos trabalhadores da cultura, criando possibilidades para que os artistas não só invistam em formação e ampliem repertório, mas, sobretudo, para que permaneçam sendo artistas”, atesta.
+ Pandemia: festas de Réveillon no Rio são cercadas de incertezas
O curso, que começa no dia 14 de dezembro, prevê debates em torno do fazer e pensar arte e será realizado em plataformas de videoconferência. Os professores-orientadores Clarissa Diniz e Ulisses Carrilho, coordenadores do Programa de Formação e Deformação da EAV Parque Lage, vão acompanhar as aulas.
Ao longo do trimestre, serão intercalados exercícios práticos e provocações teóricas, que mobilizarão turma e convidados do campo da cultura em torno de cinco eixos temáticos: ‘Matérias’, ‘Corpos e corporeidades’, ‘Coletividades’, ‘Imagens’, ‘Cura e cuidado’.
Aula aberta com Charles Watson
Nesta sexta (27), a instituição promove, das 19h às 22h, uma aula aberta on-line com o educador e palestrante Charles Watson.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Professor mais antigo (em atividade) da EAV, o escocês formou alunos célebres como as artistas Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e Lucia Laguna. Suas palestras provocativas e desconcertantes, sempre com uma pitada de humor britânico, atraem centenas de pessoas de diversas áreas.
Os 80 primeiros inscritos participarão da aula pelo Zoom. Para tentar uma vaga, é preciso se inscrever neste link.
Os demais inscritos poderão acompanhar simultaneamente no canal da EAV Parque Lage no YouTube.
A aula inaugura o curso Creativity Masterclass IV | Futuros Opacos, que acontece de 3 a 5 de dezembro.