Prevendo que não lhe restava muito tempo de vida, três meses antes de morrer o artista carioca Rubens Gerchman pediu à filha Verônica que gravasse, em vídeo, depoimentos dele sobre seu período à frente da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, instituição fundada por ele em 1975.
+ Coronavírus: há seis meses Rio não registrava tantas mortes num só dia
Esses registros inéditos foram o ponto de partida do documentário feito especialmente para a exposição Rubens Gerchman – Com a Demissão no Bolso, exibida na Casa Daros em 2014.
+ Onde buscar documentos com as unidades do Poupa Tempo fechadas
A partir deste domingo (10) o filme, dirigido por Bernardo Pinheiro Motta e Pedro Rossi, estará disponível no canal do Youtube da EAV.
O documentário conta com depoimentos de diversos amigos e parceiros do artista, como Helio Eichbauer, Heloisa Buarque de Hollanda, Carlos Vergara, Roberto Magalhães, Sérgio Santeiro, Xico Chaves, Rosa Magalhães, Frederico Moraes, Luiz Ernesto, Jards Macalé, Bernardo Vilhena e Walter Carvalho.
A obra resgata o pensamento de Gerchman, além da formação artística que ele teve, o período que viveu em Nova York e a participação no movimento Nova Figuração.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Sobre a EAV especificamente, o filme mostra como o artista enxergava a arte e a escola como um exercício de liberdade, de cruzamento de meios e disciplinas, a ideia radical de “nunca fechar”. Na época em que foi fundada, o local chegou a ter 40 oficinas simultaneamente.
+ Genival Lacerda deixa legado irreverente na música