Continua após publicidade

Últimos dias: exposição de Clara Nunes no MAR termina neste domingo (26)

Mostra gratuita reúne cerca de 50 fotografias feitas por Wilton Montenegro, além obras inéditas de Pandro Nobã e Panmela Castro

Por Kamille Viola
24 fev 2023, 15h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quem quiser conferir a exposição gratuita em homenagem a Clara Nunes no MAR (Museu de Arte do Rio) precisa correr ao centro cultural até domingo (26). Outras duas mostras em cartaz por lá, Agnaldo Manuel dos Santos — A Conquista da Modernidade e Lataria Espacial, que são pagas, também se encerram no mesmo dia.

    + Praia de Copacabana será palco do maior torneio mundial de beach tennis

    A exibição, que leva o nome da cantora e está em cartaz no foyer da Escola do Olhar, conta com cerca de 50 obras, com destaque para as fotografias inéditas da cantora feitas pelo fotógrafo Wilton Montenegro, além de duas peças inéditas de artistas contemporâneos.

    Compartilhe essa matéria via:

    A exposição estreou no fim de 2022, ano em que se celebraram os 80 anos de nascimento da artista. Autor de capas importantes do samba, Montenegro aborda a relação da artista com a cultura afro-brasileira e com a cidade do Rio, evidenciando sua ligação com o Jongo da Serrinha, a Portela, as religiões de matriz africana e o Morro da Saúde, além de sua viagem a Angola, em 1980.

    Continua após a publicidade

    + Marina Lima, Anavitória, Gilsons e mais: veja os shows do fim de semana

    As obras inéditas são assinadas por Pandro Nobã e Panmela Castro. Nobã criou uma instalação a partir de objetos e figuras relacionados à ancestralidade negra e à figura do preto velho, dialogando também com o imaginário do Jongo da Serrinha e das religiões de matriz africana. O trabalho de Panmela, por sua vez, é um espelho onde o visitante poderá se ver no rosto de Clara Nunes.

    + Um dos maiores fenômenos do streaming, Vandinha Addams chega ao teatro

    Continua após a publicidade

    A cantora nasceu em 12 de agosto de 1942 em Paraopeba, Minas Gerais, onde viveu até a adolescência, quando se mudou para Belo Horizonte. Mas foi no Rio que alcançou o sucesso em sua carreira, tendo morado na cidade até sua morte, em 1983, devido a uma reação à anestesia durante uma cirurgia de varizes.

    Museu de Arte do Rio (MAR). Praça Mauá, 5, 5º andar, Centro. Qui. a dom., 11h às 17h. Mostra Clara Nunes: Grátis. Demais exposições: R$ 10,00 a R$ 20,00.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.