Os amantes de artes visuais tem um programa certo para os próximos dias. Depois de rodar o mundo nos últimos dois anos, chega ao Rio a exposição Underground Images. A mostra, inédita no Brasil, reúne de cartazes assinados pelos maiores nomes do design gráfico internacional, expostos nas estações do metrô de Nova York, desde 1947 até os dias de hoje. A abertura acontece nesta quinta (5), às 19h, no Instituto Tom Jobim, no Jardim Botânico.
+ Confira as principais exposições em cartaz na cidade
Os 56 cartazes que integram a exposição fazem parte da coleção da School of Visual Arts (SVA), de Nova York, uma das mais influentes comunidades artísticas do mundo. A proposta é fazer um resgate histórico do design gráfico ao longo de sete décadas, passando por marcos históricos como o pós-Segunda Guerra Mundial e o avanço da industrialização (1950), os movimentos Black Power (1960), Hippie (1970), Punk (1980) e Grunge (1990), o 11 de Setembro (2000) e a Era Mobile (2010). Os pôsteres foram organizados em ordem cronológica para mostrar o percurso do design, com seus principais movimentos, maneiras de passar uma mensagem, utilização de tipografia e imagem e, finalmente, a chegada da computação gráfica.
Além de obras de ícones do design – como Milton Glaser, autor da marca “I Love NY” –, a mostra terá ainda projeções de vídeos do metrô de Nova York e suas estações, recriando o ambiente onde os cartazes originalmente foram expostos.
A exposição Underground Images fica em cartaz até o dia 8 de dezembro e tem entrada gratuita.