MAM abre exposição Cosmococa, com fotos de Hélio Oiticica
Imagens doadas pelo projeto que mantém a obra do artista carioca e pelo cineasta Neville d'Almeida se juntam a filmes e experimentações
O Museu de Arte Moderna do Rio abre, neste sábado (17), a exposição Cosmococa – Programa in Progress: Núcleo Poético de Quasi-Cinema.
+ Teatro Multiplan e Vivo Rio voltam a receber o público
Na mostra, estão cinco fotos doadas ao museu pelo Projeto Hélio Oiticica e pelo cineasta Neville d’Almeida.
+ Exposição na Gávea marca centenário de Amilcar de Castro
As imagens foram feitas originalmente em slide para serem projetadas nos Bloco-Experiências in Cosmococa, criados em 1973, em Nova York, pelo artista carioca Hélio Oiticica (1937-1980) em parceria com o cineasta mineiro Neville d’Almeida.
+ Museu Casa do Pontal se despede do Recreio com exposição do acervo
A curadoria da exposição no MAM é de Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes.
Junto às cinco imagens históricas de Cosmococa estarão outros experimentos de Oiticica, como slides da série Neyrótika e de TV Shot, transferidos a fotografia, e o filme mudo Agripina é Roma-Manhattan, filmado em Super 8.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Complementam a mostra os filmes Héliophonia (2002), de Marcos Bonisson, e Cosmo Cápsulas (2001), de Cesar Oiticica Filho.
+ Em tempos de teatro on-line, monólogos femininos se destacam
Cosmococa – Programa in Progress: Núcleo Poético de Quasi-Cinema. MAM Rio. Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Quinta e sexta, 13/18h. Sábado e domingo, 10h/18h. Contribuição sugerida: R$ 20,00. Ingressos em mam.rio/ingresso.