Famosa pelas cores intensas, a obra do artista espanhol Joan Miró se transforma em uma experiência sensorial imersiva na mostra O Jardim das Maravilhas de Miró, que abre esta quarta (19) no Rio Design Barra.
+ As polêmicas do BBB 22: reality da Globo já está causando antes mesmo da estreia
A exposição, que foi sucesso em São Paulo, apresenta 20 litografias e 22 impressões de uma coleção particular em ambientes temáticos que promovem um passeio pela imaginação do artista, um dos grandes nomes das artes no século XX.
Na mostra, o universo criativo do pintor e escultor catalão não está apenas em seus trabalhos originais, mas também em um percurso onde os visitantes descobrem como as esferas, cones, quadrados e linhas do pintor catalão se transformam, por exemplo, em animais.
+ Passeio gratuito revela circuito da herança africana no Rio
Entre outras atrações, o público também pode criar seus próprios bichinhos baseado no processo criativo do artista, em mesas interativas, e fazer um autorretrato inspirado surrealismo e do universo do pintor.
+ Sucesso nos anos 2000, Hanson faz show no Rio em outubro
A exposição é livremente inspirada no livro Maravilhas com Variações Acrósticas no Jardim de Miró, escrito em 1927 pelo poeta espanhol Rafael Alberti. Na série de poemas, o amigo de Miró imagina uma viagem do artista e sua mulher, Pilar, a um jardim imaginário cheio de estrelas, flores, plantas exóticas e pequenos animais.
+ Ainda dá tempo: exposições de arte gratuitas são prorrogadas na cidade
Nascido em 20 de abril de 1893 em Barcelona, Miró sofreu influências do fauvismo, cubismo e surrealismo, passando por diferentes fases em sua carreira. Ao longo do tempo, foi desenvolvendo um estilo próprio inconfundível, com influência dos desenhos infantis e tendendo cada vez mais para a arte abstrata, com destaque para seu uso de cores (sobretudo vermelho, azul, amarelo, verde e preto) — embora tenha criado, nos últimos anos de sua vida, obras usando apenas preto e branco.
Rio Design Barra. Ter. a sex. 12h/21h. Sáb., 10h/22h. Dom. e fer., 11h/20h. R$ 30,00 (meia-entrada) a R$ 60,00. Crianças de até 1 ano não pagam e de 2 a 11 anos pagam meia. Ingressos pelo https://www.sympla.com.br.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui