Exposição de PV Dias na Eva Klabin e outras aberturas artísticas no Rio
Programação de artes visuais inclui duas novas coletivas no Centro Cultural Correios e abertura de nova mostra na Ava Galleria neste sábado (8)

Centro Cultural Correios
O espaço recebe duas novas mostras, ambas coletivas. Fazer Com, Pensar Junto é resultado do Edital de Residência de Artes Visuais em Estúdios na Casa Europa, realizada pelo Consulado Geral da França e pelo Goethe-Institut Rio de Janeiro, no âmbito na cooperação cultural franco-alemã Juntes na Cultura. A coletiva traz obras inéditas de seis artistas selecionadas para desenvolverem seus projetos ao longo de cinco meses, que abordam questões relativas à natureza e sua espiritualidade, à existência, ao cosmos, à afetividade e aos territórios de onde vieram as artistas e/ou suas famílias. Já Reivindicação: Escrituras e Utopias do Feminismo, com curadoria de Ana Zavadil, apresenta conjunto de 120 obras, produzidas por 46 artistas visuais gaúchas tendo a abordagem feminista como foco.
Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro. Ter. a sáb., 12h/19h. Grátis. Até 22 de março.
+ Para curtir a cidade… Fim de semana tem Rock 80, Podrão e O Fuxico
Diversas Expressões
Com curadoria de Edson Cardoso, a mostra reúne artistas brasileiros, finlandeses e o espanhol radicado no Brasil Manuel Juan para celebrar a criatividade, explorada de diferentes perspectivas, trazendo referências da cultura de cada artista. A abertura da exposição, neste sábado (8), contará com a presença de vários dos artistas participantes da coletiva.
Ava Galleria Rio. Fábrica Bhering. Rua Orestes, 28, Santo Cristo. Grátis. Qui. a sáb., 13h/18h. De 8 de fevereiro a 1º de março.
Rio de Janeiro: XIX-XXI
A exposição, com curadoria de Janaina Damaceno, Ana Paula Rocha e Paulo de Freitas Costa, apresenta gravuras do álbum Souvenirs de Rio de Janeiro, do suíço Jacob Steinmann, de 1836, considerado uma das mais importantes representações do século XIX no Brasil. Em um questionamento sobre as representações do país no período, sobretudo em relação à escravização e opressão de povos africanos e indígenas, o artista paraense PV Dias criou a série Disse-Me-Disse (2024). Trazendo a ideia do cochicho como uma forma de resistência à condição da escravidão, ele sobrepõe personagens a esses cenários aparentemente passivos, realizando intervenções nas gravuras de Steinmann, ajudando derrubar a narrativa de passividade desses povos subalternizados.
Casa Museu Eva Klabin. Avenida Epitácio Pessoa, 2.480, Lagoa. Abertura: Sáb. (8), 15h. Visitação: Qua. a dom., 14h/18h (visitas realizadas de hora em hora). Grátis. Até 13 de abril.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui