Por duas décadas, o arquiteto Paulo Sergio Niemeyer trabalhou ao lado do bisavô e grande mestre, Oscar Niemeyer. Para homenageá-lo, o bisneto abre, nesta quinta (15), a exposição O Arquiteto. A mostra gratuita, que ocupa a área central do Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana, exibe doze obras de Oscar Niemeyer, entre desenhos e gravuras, quatro delas ainda inéditas. Há croquis originais assinados pelo ícone da arquitetura moderna brasileira.
Além de ter trabalhado e morado com o bisavô, com que tinha uma relação muito próxima, Paulo Sergio compartilhava com ele o interesse pelas artes plásticas e o design de móveis. Ele é autor de dez gravuras, além da chaise Rio e dos bancos Catedral e Alvorada, também em exibição.
A exposição, que fica em cartaz até o dia 15 de janeiro, tem curadoria do Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas e Culturais, organização sem fins lucrativos fundada em 2010 pelo arquiteto e o bisneto com o objetivo de conservar, restaurar e pesquisar o patrimônio arquitetônico histórico e artístico-cultural brasileiro. A abertura acontece no dia de nascimento de Oscar Niemeyer, que completaria 109 anos – a data celebra também o Dia do Arquiteto.