Exposições no Centro realizam conversas com os artistas no fim de semana
Josely Carvalho, Gustavo Speridião e Jorge Rodríguez-Aguillar têm encontros marcados com o público em suas mostras
Entre os Cheiros da História
A artista Josely Carvalho fará uma “caminhada olfativa” com o público pela exposição. A mostra apresenta uma instalação olfativa inédita, criada especialmente para o museu. A artista criou cheiros para contar a história do Brasil de uma forma pouco usual: através do olfato. O trabalho é apresentado em canhões datados entre os séculos XVI e XX, com aromas que vão da ausência à persistência, do medo à ilusão e do mar à invasão.
Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro. Sáb. (28), 15h. Grátis.
Gustavo Speridião: Manifestação Contra a Viagem no Tempo
Será exibido na mostra o filme Estudos Superficiais, produzido por Gustavo Speridião em 2013. Logo em seugida, o artista fará uma palestra com a participação do curador, Evandro Salles, lançará o catálogo da exposição em formato de e-book. Vandalizada por uma visitante na última quarta (25), a obra Fora do Plano é Tudo Ilusão será mantida na exibição, acrescida de uma intervenção do artista e um texto explicativo.
Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro. Sáb. (28), 17h (filme) e R$ 18h (palestra). Grátis.
Soluções Alternativas Para Um Futuro Incerto
O escultor colombiano Jorge Rodríguez-Aguillar visita a mostra, em uma edição do projeto educativo Coletivo SAFI, sob coordenação da socióloga e educadora Renata Bernardes Proença, produtora-executiva da exposição. Um um carrinho desenhado pelo artista, cheio de curiosidades, fará a mediação com o público, através de encontros e propostas de oficinas criativas.
Paço Imperial. Praça Quinze de Novembro, 48, Centro. Sáb. (28), 15h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui