Começa nesta quinta (13) e vai até 23 de abril a 28ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, que volta a se realizado de forma presencial depois de três edições on-line. O evento acontece simultaneamente no Rio e em São Paulo, com entrada gratuita.
+ Segunda mão com estilo: Barra vai receber a maior feira de brechós do Rio
Por aqui, os filmes serão exibidos no Estação Net Botafogo e no Estação Net Rio. A programação conta com 72 produções, entre longas, médias e curtas-metragens, de 34 países. O evento inclui ainda conferências, debates e sessões em streaming.
A abertura no Rio traz o longa 1968, Um Ano na Vida, de Eduardo Escorel, no Estação Net Botafogo. Baseado no diário da irmã do cineasta, a escritora e artista visual Silvia Escorel, o filme é narrado por ela e mistura lembranças pessoais com fatos marcantes do período, como a repressão militar e a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.
+ Marque na agenda: Caetano Veloso fará show 0800 na Praia de Copacabana
youtube.com/watch?v=UFVyREIv3yY
Outros destaques são as homenagens a Humberto Mauro, pioneiro do cinema brasileiro, com a exibição de dez de seus filmes e dois documentários sobre ele, e Jean-Luc Godard, um dos criadores da Nouvelle Vague, com a apresentação de oito episódios da série História(s) do Cinema.
+ De Hermeto Pascoal a BNegão: os destaques do Bourbon Festival Paraty
Os vencedores dos prêmios dos júris nas Competições Brasileiras e Internacionais de Longas/Médias e de Curtas Metragens estarão automaticamente classificados para participar da seleção para a disputa pelo Oscar do ano que vem. Os filmes premiados pelos júris oficiais serão reapresentados no dia 23.
A programação completa está no site do evento.
Estação Net Botafogo. Rua Voluntários da Pátria, 88. Estação Net Rio. Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui