Com reflexões sobre o meio ambiente e as ações em prol do planeta, o festival LivMundi retorna ao formato presencial em sua quinta edição. Neste ano, o evento realiza 120 atividades gratuitas na cidade do Rio, em Belém, no Pará, e virtualmente. A programação começa neste domingo (5), com um dia de ações e oficinas na Arena Dicró, na Penha. Nos dias 11 e 12 de junho, o festival segue com atrações para toda a família no Parque Lage, no Jardim Botânico.
+ É de graça: Museu Nacional comemora 204 anos na Quinta da Boa Vista
Com o tema Qual Presente eu Deixo no Presente?, o festival contou com a curadoria de seis mulheres e uma pessoa não-binária, todas de diferentes estados do país e com envolvimento no ativismo socioambiental, racial e de gênero. São elas: Beatriz Carneiro (Rio de Janeiro, RJ), Estefane Galvão (Alter do Chão, PA), Flora Rodrigues (Recife, PE), Hyally Carvalho (Caicó, RN), Kimberly Silva (Laranjal do Jarí, AP), Marina Guião (Volta Redonda, RJ) e Tayna Silva (Belém, PA).
No primeiro dia de evento, neste domingo (5), o LivMundi na Penha deverá reunir cerca de 500 pessoas da comunidade e visitantes para ações como mutirão de limpeza, plantio de uma horta urbana, feira orgânica, prática de yoga, roda de conversa sobre racismo ambiental, oficina de cosméticos naturais e de reaproveitamento de resíduos. A programação, que contou com curadoria da educadora popular Ana Santos, terá ainda performances artísticas e show da Companhia Folclórica do Rio (UFRJ).
Já no fim de semana seguinte, no sábado (11) e domingo (12), o evento volta a ocupar o Parque Lage, no Jardim Botânico, com a expectativa de receber 6.000 pessoas. Serão realizadas atividades para todas as idades com o propósito de estimular a adoção de hábitos mais conscientes, como: oficinas (horta orgânica, compostagem, biojóias, reciclagem, pandeiro, charme, carimbó e mais), plantio de mudas, mutirão de limpeza, meditação e yoga, trilhas guiadas, performance do Passinho Carioca, entre outras.
+ De Ludmilla aos Paralamas, Festival de Inverno Rio terá seis dias de shows
Uma feira de moda, design e gastronomia também ganha espaço na programação, com expositores de produtos sustentáveis, incluindo opções veganas e vegetarianas, e foco nas produções orgânicas e locais. Ao fim do evento, todos os resíduos gerados deverão ser integralmente tratados e compostados.
No casarão do Parque Lage, os visitantes poderão ver a exposição coletiva Brasis Coexistentes, que mergulha em diferentes faces do país. Com direção artística de Batman Zavareze, a mostra traz obras inéditas de jovens artistas de diferentes regiões: a gaúcha Anna Denardin, o paraense Awazônia, a mineira Fabiola Fonseca, , a indígena natural do Rio de Janeiro Jaguatirika e a pernambucana Yane Mendes.
+ Com show de Nando Reis, festival mistura esportes e música em Niterói
A última etapa do festival será on-line, nos dias 24, 25 e 26 de junho, e poderá ser acompanhada pelo site do evento ou pelo canal no YouTube. Diálogos e encontros, oficinas e a exibição da websérie Panelaço, que apresenta múltiplas construções de afeto, cuidado e resistência nas cozinhas de mulheres brasileiras, estão entre os destaques.
O programa será apresentado pela educadora Ana Santos e pelas jovens curadoras Estefane Galvão e Flora Rodrigues e terá cinco mulheres convidadas, cada uma de uma região do Brasil: Dona Dulce do Canal do Jari (Região Norte) , Tayna Maisa do Recife (Região Nordeste) , Regina Tchelly (Região Sudeste) e Carolina Young (Região Sul).
As inscrições para as atividades já estão abertas pelo site da Livmundi.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
LivMundi Penha: Arena Dicró. Rua Flora Lobo, 184, Penha Circular. 5 de junho, 8h/19h. LivMundi Parque Lage: Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico. 11 e 12 de junho, 9h/20h. Grátis.