Festival Multiplicidade, instalação no MAM e outras dicas 0800 no Rio
Programação do fim de semana ainda tem Museu de Arte do Rio (MAR) grátis no sábado (4), concerto, performances burlescas na Urca e mais
Instalação Sonora Itinerante
Em homenagem aos 70 anos de sua patrocinadora, a Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta a instalação, que propõe um percurso musical composto por 16 caixas de som que reproduzem a sonoridade dos diferentes naipes da orquestra, o que permite ao visitante ouvir as seções separadamente. Além disso, a obra conta com tablets com informações sobre os instrumentos de cada naipe e imagens em vídeo dos músicos interpretando as quatro peças da instalação. Um telão, ao fundo, exibe vídeos da Opes executando o repertório sincronizado às caixas, com as composições: Cidade Maravilhosa, de André Filho; Estações Brasileiras, de Jessé Sadoc; Sinfonietta Seconda: Carnevalle, de Ernani Aguiar; e Brasil Vertentes, de Vittor Santos.
Museu de Arte Moderna (MAM). Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Qua a dom, 10h/18h. Grátis ou contribuição sugerida. Até 12 de novembro.
Festival Incoerente de Cabaré
As apresentações do evento de performances burlescas na Uni-Rio são gratuitas. Nesta sexta (3), tem Cabaré Diferentão, às 19h. No sábado (4), é a vez de Disfruta La Fruta e Cabaré Voltei: La Gran Quimera Latinoamericana Y Otros Disparates, às 19h. No domingo (5), tem Espetáculo de Encerramento dos Residentes e Jardim dos Espantos, às 18h.
Uni-Rio. Sala Glauce Rocha. Avenida Pasteur, 296, Urca. Sex. (3) e sáb. (4), 19h. Dom. (5), 18h. Grátis. Retirada de senhas uma hora antes.
Festival Zona Preta
Dando as boas-vindas ao Mês da Consciência Negra, o evento leva atrações gratuitas a quatro espaços de Madureira. Entre os destaques, estão as aulas de dança charme com o coreógrafo Marcus Azevedo, a roda de samba com Bombom e Marcele Mota, o show de Renato da Rocinha e o Samba da Serrinha e a roda de jongo da Cia de Aruanda na festa Yolo, com discotecagem dos DJs Michell, Tamy, Júlio Rodrigues, Will Ow e Hey Jimmy Jay. Veja a programação completa neste link.
Arena Carioca Fernando Torres. Sex. (3), 15h/21h. Zeene. Sex. (3), 18h/5h. Casa Black Rio. Sáb. (4), 21h/4h. Viaduto de Madureira. Sáb. (4), 22h/5h. Dom. (5), 14h/23h. Grátis. Para algumas atrações, é preciso retirar ingresso antecipadamente pelo Sympla.
Mostra Brigitte Bardot
Como esquenta para o Festival Varilux de Cinema Francês, serão exibidos uma série sobre a musa do cinema francês e dois clássicos estrelados por ela. No (5), às 18h, a sessão é com episódios 1 e 2 da série Brigitte Bardot, de Danièle e Christopher Thompson. Em seguida, haverá debate com a protagonista, a atriz Julia de Nunez. Às 21h, é a vez dos episódios 3 e 4.
Espaço Itaú de Cinema. Praia de Botafogo, 316, Botafogo. Dom. (5), 18h e 21h. Seg. (6) e ter. (7), 19h e 21h. Grátis. Retirar de senhas na bilheteria.
Multiplicidade 18 Anos — Festival Ocupação Ultrasonidos
O festival realizado por Batman Zavareze convida três eventos para esta edição. A abertura acontece com o Festival Ultrasonidos, de conexões musicais latinas. Após realizarem residências no espaço cultural Futuros, as duplas formadas pelo grupo vocal argentino Fémina e o tecladista carioca Jonathan Ferr (19h30), e a multi-instrumentista, produtora e DJ argentina Kaleema e a cantora gaúcha Filipe Catto (20h45) se apresentam ao público, em um dia que conta também com debates, intervenções, instalação expositiva e festa com os DJs da La Cumbia.
Futuros — Arte e Tecnologia. Rua Dois de dezembro, 63, Flamengo. Sex. (3), 17h/22h. Grátis.
Museu de Arte do Rio (MAR)
Neste sábad0 (4), o museu terá entrada gratuita. Atualmente, estão em cartaz exposições como Funk: Um Grito de Ousadia e Liberdade, que com mais de 900 obras, recria a história do funk carioca, indo dos bailes black da década de 70 aos dias de hoje. São fotografias, pinturas, objetos, vídeos e instalações de nomes como Hebert, Vincent Rosenblatt, Blecaute, Maxwell Alexandre, Panmela Castro e Daniela Dacorso, entre muitos outros. Outr destaque é Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os Brasileiros, com 400 itens, dedicada à trajetória e à produção literária da autora mineira que se tornou internacionalmente conhecida com a publicação de seu livro Quarto de Despejo, em agosto de 1960.
Museu de Arte do Rio. Praça Mauá, 5, Centro. Sáb. (4), 11h/18h. Grátis.
Rio Winds Festival
Em novembro, acontece dentro do projeto Música no Museu a 13ª edição do evento, o maior festival de sopros do país, com 26 concertos de alguns dos maiores instrumenistas de sopro do país, entre músicos que tocam oboé, fagote, gaita de fole, flauta, sax e clarinete. No domingo, o Grupo de Sopros da Banda dos Fuzileiros Navais interpreta clássicos internacionais.
Museu da República. Rua do Catete, 153. Dom. (5), 13h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui