A Prefeitura do Rio inseriu oficialmente o período de celebrações do mês da Consciência Negra no calendário de eventos da cidade, e a agenda de atividades é cheia em torno do feriado de segunda (20). Na data, inclusive, a região carioca conhecida como “Pequena África” está em festa com a reabertura do Cais do Valongo, após seis meses de reformas como a instalação de guarda-corpo no entorno, de contêineres de apoio, placas e totens de sinalização, além de nova iluminação e módulos expositivos.
+ Tia Surica abre comemoração de aniversário em roda de samba gay
Entre eventos diários nas próximas semanas há destaques como o Coro Madrigal do Villa, que toca na sexta (17) o programa do concerto Música Sacra Negra: Spirituals e Gospel, às 20h30, no Teatro de Câmara da Cidade das Artes, com entrada a partir de R$ 20,00.
Nos dias 18, 19 e 20, na Cidade das Artes, a peça Ninguém sabe o meu nome conta a história de uma mãe preta de meia idade que se pergunta como deve educar seu filho para enfrentar uma sociedade que não o reconhece como igual. Em cena estará a atriz Ana Carbatti, indicada ao Prêmio Shell e ao APTR pelo papel. Sábado e domingo, às 20h, e segunda, às 19h, com entradas a partir de R$ 30,00 na bilheteria.
No sábado (18), tem roda de samba Saravá llê, e a aula sobre Aromas Ancestrais: perfumaria egípcia. Das 13h as 15h no Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa), com entrada franca.
No feriado de segunda (20), o Cortejo da Tia Ciata se concentra às 10h, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Centro, com caminhada até o busto de Zumbi, na Praça Onze.
De 20 a 24, a 4ª edição da Semana da Consciência Negra traz eventos como o Jongo da Serrinha, show de comemoração dos 60 anos do grupo, na Cidade das Artes, no feriado de segunda (20). O Grupo Cultural Jongo da Serrinha se apresentará com 24 integrantes, às 17h30, no jardim da instituição, com entrada franca.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O dia 20 vai trazer ainda atrações como a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, com a participação especial de duas cantoras do Jongo da Serrinha: Lazir Sinval e Dely Monteiro, às 16h, no Teatro de Câmara da Cidade das Artes. E o Samba da Dida: roda de samba, das 15h às 21h, no Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa), com entrada franca.